terça-feira, 9 de agosto de 2011

Servidores montam mega-acampamento na Esplanada


Blog do Servidor Público Federal     -     09/08/2011


    

Manifestação acontece até o dia 11 e deve reunir mais de 1.300 pessoas. Sindicatos querem reabrir negociações

Os servidores técnico-administrativos das universidades federais estão aumentando a pressão contra o governo federal. Nesta terça-feira, eles montam um mega-acampamento na Esplanada dos Ministérios para pedir reajuste do salário-base para três salários mínimos, com aumento de 5% entre os níveis de carreira. São esperados mais de 1.300 trabalhadores no acampamento, vindos de 36 instituições federais. Na quarta-feira, haverá uma passeata em frente ao Ministério do Planejamento.

A manifestação acontece logo após a a Justiça Federal decidir que os sindicatos devem manter pelo menos 50% dos servidores trabalhando . "Na verdade, a decisão foi boa para nós", diz Léia Oliveira, coordenadora da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra). "Isso acaba legalizando a greve. Agora vamos fazer pressão para que o governo nos receba".

Léia afirma que a maioria das universidades está mantendo os serviços essenciais. "Ainda precisamos consultar a nossa assessoria jurídica para saber como vamos nos adequar à decisão judicial. Ela não explicita quais áreas e serviços devem ser prioridade", conta. A Assessoria Jurídica da Fasubra já disse que vai recorrer da liminar.

Paula Marquez, chefe de gabinete da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, afirma que as negociações serão retomadas. "Vamos reabrir as negociações, com certeza", diz.
UnB – O Decanato de Gestão de Pessoas da UnB vai se reunir ainda nesta semana com o Sintfub para negociar as condições de trabalho para o próximo dia 15, quando começa o segundo semestre. "Vamos negociar para ver o que pode ser feito a partir da decisão judicial. Alguns locais, como secretarias de curso, ainda estão fechados", afirma a decana Gilca Starling.

Desde a semana passada, o Decanato já havia negociado a reabertura do Restaurante Universitário e da Biblioteca. O RU está servindo café-da-manhã e jantar, com entrada pela porta traseira do prédio. Já a Biblioteca Central fica aberta às segundas, quartas e sextas, das 8h às 12h.

Fonte:  UnB Agência    



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra