segunda-feira, 12 de setembro de 2011

AGU demonstra que servidores do Colégio Pedro II não têm direito à incorporação de gratificação sobre salários



AGU     -     12/09/2011




A Advocacia-Geral da União (AGU) demonstrou, na Justiça, que os servidores do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro (RJ), não têm direito à incorporação da Gratificação de Atividade Executiva (GAE) ao salário.

A Coordenação de Matéria Administrativa (CMA) da Procuradoria Regional Federal da 2ª região (PRF2) e a Procuradoria Federal junto ao Colégio Pedro II (PF/CPII) sustentaram que a GAE foi criada pela Lei Delegada nº13/92 foi incorporada ao vencimento básico dos servidores, na reestruturação de cargos feita pela Lei nº 11.784/08, a partir de 1º de julho de 2008.

Os procuradores afirmaram que, segundo a nova legislação, "o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnólogo garantiu aos servidores optantes pelo novo regime, a incorporação da GAE ao novo vencimento básico e não o somatório daquela verba ao vencimento básico que vinham percebendo, como querem fazer crer os autores".

Em ação coletiva o Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II (Sindscop) pedia o pagamento da GAE "no percentual de 160%, bem como o pagamento de diferenças remuneratórias daí decorrentes, a partir de 1º de julho de 2008, nos termos da MP 431/2008, convertida na Lei nº 11.784/2008".

Porém, a 19ª Vara Federal do Rio de Janeiro concordou com os argumentos das procuradorias e negou o pedido da ação coletiva. O juízo ressaltou na decisão que não é possível "conceber que os servidores, optantes do novo Plano, possam perceber vencimento básico com o antigo valor cumulado com a GAE e, ainda, acumulem as novas vantagens remuneratórias, as quais foram criadas para compensar a diminuição do valor do vencimento básico".

A PRF2 e a PF/CPII são unidades da PGF, órgão da AGU.




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra