quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Secretaria-Geral da Presidência diz que buscará diálogo para superar impasses do PL 2203/11



Condsef    -     21/09/2011





Acompanhada da deputada Fátima Bezerra, assessores do deputado Amaury Teixeira e da CUT, a Condsef esteve na Secretaria-Geral da Presidência da República nesta terça-feira, 20, para tratar de modificações necessárias e urgentes no projeto de lei (PL) 2203/11. O PL criou mudanças remuneratórias e estruturais em mais de 30 categorias da base da Condsef.  Após um estudo minucioso, a Condsef identificou diversos aspectos que não retratam o que foi negociado e acordado nos processos de negociação com o Planejamento. Cada ponto de ofício (veja aqui) entregue pela entidade aos representantes do ministro Gilberto Carvalho foram discutidos. A partir deste debate inicial, a Secretaria-Geral da República deverá dialogar com outros segmentos do governo em busca de soluções para superar os impasses apresentados. Inicialmente agendada para o dia 27, a Condsef vai ao Planejamento no dia 28 onde volta a tratar do assunto.

Entre os problemas do PL 2203/11 estão conflitos gerados por questões que não retratam ou não fizeram parte de acordos firmados a partir de negociações com o Ministério do Planejamento. Um exemplo é a questão de alterações na lei que trata de insalubridade. O PL propõe a fixação de valores de gratificação para os casos em que servidores são submetidos a trabalhados de risco e insalubres. Este tema não foi debatido em nenhum momento nas negociações com o governo. A Condsef é contra a proposta de modificação da forma e critério de pagamento dos adicionais de insalubridade e periculosidade.  Por vários aspectos legais e jurídicos, é necessário suprimir do PL 2203 os artigos 86 e 87 que modificam a forma de pagamento desses adicionais.

Também foram detectados problemas em aspectos de gratificação e cumprimento de jornada inferior a quarenta horas; redução de 50 para 30 pontos nas gratificações de aposentados de algumas categorias; valores na gratificação de servidores de nível superior baseada na aproximação da remuneração da categoria com a Lei 12.277/10, entre outros itens.

Regulamentação de GQ´s e progressões – A Condsef também segue pressionando o governo a enviar decretos que regulamentam gratificações de qualificação (GQ´s) e progressões de cinco categorias: HFA, Inep, FNDE, DNPM e Dnit. A entidade vai continuar cobrando ao Ministério do Planejamento a publicação definitiva de decreto. Não existe mais qualquer impeditivo para que essas progressões sejam regulamentadas, portanto, a agilidade neste momento se faz urgente e essencial.

As buscas para modificar os problemas detectados no PL 2203/11 e reuniões no Planejamento para tratar deste e outros assuntos de interesse dos setores da base da Condsef seguem sendo acompanhadas e divulgadas aqui em nossa página.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra