sábado, 24 de setembro de 2011

Servidores do ensino tecnológico avaliam suspensão da greve neste sábado



Jorge Freitas
Correio Braziliense     -     24/09/2011





O Ministério do Planejamento prometeu a líderes dos professores e servidores federais da área de educação básica, profissional e tecnológica retomar as negociações sobre aumento de salários se a greve da categoria, que já dura mais de 50 dias, for encerrada. Neste sábado, os grevistas, que reivindicam 14,76% de reajuste, realizam uma plenária para avaliar se podem suspender o movimento, sob a condição de que o ministério formalize o compromisso de diálogo. A promessa de restabelecer as conversas foi feita na quinta-feira por dois negociadores do ministério: a diretora de Relações do Trabalho da Secretaria de Recursos Humanos, Marcela Tapajós, e o secretário executivo, Valter Correa da Silva.

O procurador da República Peterson de Paula Pereira defendeu a reabertura das negociações ou a adoção de medidas judiciais para saber se é legal a greve, que deixou sem aulas 170 mil estudantes de 233 escolas em todo o Brasil. Um abaixo-assinado de alunos do Instituto Tecnológico de Planaltina foi encaminhado ao Ministério Público da União no Distrito Federal reclamando que a paralisação vai atrasar a formatura do grupo neste semestre.

“Os prejudicados são os estudantes. A greve dura todo este tempo e o governo não faz nada. Se não retomarem as aulas e as negociações, vamos recomendar medidas judiciais para assegurar o princípio dos serviços contínuos”, afirmou o procurador.

Marcela Tapajós disse que o diálogo será reaberto para construir uma proposta financeira e de reorganização das carreiras. Mas o governo só poderá cumprir acordos financeiros a partir de março do ano que vem, quando será preparada a previsão dos gastos com o funcionalismo.

Sem avanço nos Correios
O impasse entre os servidores e a direção dos Correios ainda não foi superado e a entrega irregular de correspondências deve continuar na próxima semana. Na segunda-feira, os grevistas realizam nova assembleia com indicativo para manter a paralisação, que completou 10 dias ontem.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra