segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CRIAÇÃO DA SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA VALE A PARTIR DE HOJE


MPOG      -     30/01/2012




Brasília – De acordo com o Decreto nº 7.675, de 20 de janeiro de 2012, entra hoje, formalmente, em atividade a Secretaria de Gestão Pública (Segep), embora a nova estrutura já estivesse em funcionamento.

A nova secretaria do Ministério do Planejamento foi idealizada para aperfeiçoar a atuação do governo federal, contribuindo para a racionalização de procedimentos e de gastos, com o objetivo de aumentar a eficiência na prestação dos serviços públicos.

Além de cuidar da gestão pública, a Segep ganha as atribuições que eram da Secretaria de Recursos Humanos, ficando responsável pela gestão de pessoal na Administração Pública Federal. O novo órgão será conduzido por Ana Lucia Amorim de Brito, que esteve à frente da Secretaria de Gestão.

A Secretaria de Gestão Pública é o resultado da fusão das Secretarias de Gestão e de Recursos Humanos que deixam de existir. Mas, a fusão não é mera junção. Tendo em vista a necessidade de reformular os processos de trabalho, novos departamentos foram criados e vários foram extintos. A nova estrutura conta com sete Departamentos e um Escritório de Projetos Especiais de Modernização da Gestão.

Com a eliminação do descolamento que havia entre as áreas de Gestão e de Recursos Humanos, a partir de agora pessoas, processos de trabalho e estruturas organizacionais irão se conjugar para agilizar o alcance de resultados.

Pode ser dado como exemplo o planejamento da força de trabalho na Administração Pública Federal, que será realizado levando em conta a política de carreiras, os papéis e a formatação dos órgãos e entidades públicos e as diretrizes  de governo.

Em termos práticos, dois grandes sistemas estruturantes da administração federal, o Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec) e o Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal (Siorg) deverão trabalhar articulados.

Em linhas gerais a Secretaria de Gestão Pública tratará da formulação de políticas e diretrizes para a gestão pública, compreendendo as áreas de recursos humanos, carreiras, estruturas remuneratórias, concursos públicos, cargos em comissão e funções de confiança, estruturas organizacionais, projetos e ações estratégicos de inovação e transformação da gestão pública, gestão do conhecimento e cooperação em gestão pública, inclusive em nível internacional.

Conheça a a nova  estrutura:



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra