quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Dilma 2012




Valor Econômico      -      25/01/2012






A presidente Dilma Rousseff inicia o segundo ano de seu mandato procurando imprimir uma marca pessoal aos rumos do governo. Mesmo que o objetivo não seja fazer a antítese da gestão de seu antecessor, está claro que várias de suas decisões mostram ruptura com o modo Lula de governar. Temas como melhoria da gestão pública, concessões ao setor privado, controle de gastos com pessoal, nomeações técnicas para cargos cruciais e busca do equilíbrio fiscal de longo prazo distinguem Dilma de seu mentor.

Há dois dias, Dilma colocou de pé um velho sonho: a criação de uma bem-equipada secretaria de Gestão Pública, no âmbito do Ministério do Planejamento, à qual deu a missão de diminuir a burocracia federal e passar um pente-fino em processos e estruturas do setor público. O propósito é tornar o serviço público mais ágil e eficiente.

A tarefa não é nada fácil porque a cultura reinante em Brasília é, em grande medida, a do Estado ineficiente, de costas para o cidadão, sem compromisso com a qualidade. Além do mais, gozando os funcionários do privilégio da estabilidade no emprego, esforços em prol da melhoria dos serviços públicos costumam resultar frustrantes.

De qualquer forma, o novo órgão, que detém status de supersecretaria, é uma mobilização séria da presidente. Ela já planejava fazer algo do tipo quando chefiava a Casa Civil, mas não sentiu entusiasmo da parte de Lula. Dilma tem fé na ideia de que melhorar a gestão não é enxugar a máquina, mas colocá-la para funcionar a contento, atendendo às demandas da sociedade.

Não é à toa que a presidente já começa a colecionar desafetos no sindicalismo ligado ao setor público, que ameaça com uma grande greve em 2012. Dilma não tem nada contra os funcionários, mas, num tributo à racionalidade, estancou até agora as pressões por reajustes salariais anuais, sempre acima da inflação, justamente o oposto do que fez Lula em seu segundo mandato. Entre atender à demanda dos funcionários ou aumentar as transferências de renda aos menos favorecidos, ficou com a segunda opção.

Ao insistir na criação do Funpresp, o fundo de pensão do funcionalismo federal, Dilma dá uma bela contribuição ao equilíbrio de longo prazo das contas públicas brasileiras, ameaçado pelo déficit explosivo (R$ 56 bilhões em 2011) do regime de aposentadoria dos servidores. Além de aumentar a poupança pública, a medida eleva a disponibilidade de recursos para o financiamento de longo prazo do setor produtivo. Promove, ainda, justiça previdenciária e emite um sinal importante ao mundo: o de que, no Brasil, doravante, não se assegura a ninguém o direito à aposentadoria integral.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra