terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Servidores da União também pressionam



Correio Braziliense     -      03/01/2012






A mera sinalização da presidente Dilma Rousseff de que poderá ouvir o pleito de aposentados do INSS que ganham acima do salário mínimo poderá abrir a porta para outras reclamações de reajustes represados por Dilma. Dois deles se apresentam como ameaças concretas e reais: o aumento de 56% para os servidores do Judiciário, que o Palácio do Planalto consegue embarreirar há dois anos, e o reajuste para os aposentados do serviço público federal.

No caso do Judiciário, a tendência é que o PMDB mantenha o apoio à reivindicação. Alguns observadores políticos maldosos disseram que os peemedebistas arrefeceriam a pressão após a posse de Jader Barbalho (PMDB-PA) no Senado. Mas os caciques do partido planejam o crescimento da legenda nas disputas municipais e a bandeira de reajustes salariais sempre soa simpática aos olhos do eleitorado.

Ministros do Supremo Tribunal Federal ouvidos pelo Correio asseguram que a pressão continua. "Estamos perdendo quadros para o Tribunal de Contas da União (TCU) e outros ramos do funcionalismo que oferecem salários menores", confirmou um integrante da principal corte do país.

É a mesma situação dos servidores públicos federais, que nos últimos dois anos também não tiveram qualquer tipo de aumento salarial. Segundo o Ministério da Previdência, são quase 950 mil aposentados ante 1,1 milhão de servidores na ativa.

Na opinião de um analista político, Dilma repete a mesma estratégia de Lula no primeiro ano de governo. Em 2003, o petista encaminhou uma reforma previdenciária ao Congresso comprando briga com sua base eleitoral para, posteriormente, liberar benefícios que garantiram sua reeleição.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra