sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Advogados reclamam



Cristiane Bonfanti
Correio Braziliense      -     10/02/2012




O conflito entre governo e servidores está cada vez mais acirrado. Não bastasse a pressão dos magistrados — que brigam no Supremo Tribunal Federal (STF) para conseguir reajuste —, a Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni) afirmou ontem, em carta pública, que os seus membros são subvalorizados pela administração. Presidente da entidade, Marcos Luiz da Silva disse que, embora a Advocacia-Geral da União (AGU) apresente resultados positivos, os trabalhadores convivem com problemas graves no dia a dia. A seu ver, um dos principais é a existência de não concursados atuando em consultorias jurídicas dos ministérios e exercendo atividades privativas dos advogados.

"Há uma grande desmotivação para que os advogados permaneçam na carreira, dados os problemas de infraestrutura e a remuneração, que está muito aquém de outras carreiras jurídicas do Estado e da iniciativa privada", criticou. Silva ressaltou que, em 2011, os advogados da União atuaram em 732,9 mil processos judiciais. Além disso, hoje, tramitam cerca de 3 milhões de ações. "Somos, e podemos ser mais ainda, grandes artífices do futuro do nosso país, desde que nossos dirigentes tenham a visão do papel estratégico que representa uma administração pública fortalecida e bem estruturada", ressaltou.

A Anauni também pressiona o governo para que ele abra concursos. A AGU já tem autorização do Ministério do Planejamento para realizar seleção com 70 vagas de procurador da Fazenda Nacional e 68 de advogado. Ambos os cargos são de nível superior. A AGU também aguarda a aprovação final, no Congresso Nacional, de outras 560 vagas de advogado ainda este ano.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra