quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Juízes federais são contra projeto da Previdência Complementar



Luiz Orlando Carneiro
Jornal do Brasil     -     08/02/2012




Brasília - A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) divulgou nota, nesta quarta-feira, contra a aprovação pela Câmara dos Deputados — seguindo orientação do Executivo — do projeto de lei (PL 1992/07) que institui o regime de previdência complementar dos servidores públicos federais, e cria a Fundação da Previdência Complementar do Servidor Público (Funpresp), também chamado de “Fundão”.

De acordo com o presidente da entidade dos juízes federais, Gabriel Wedy, a aprovação da proposta em regime de urgência implica “em graves prejuízos ao interesse público, especialmente à carreira da magistratura e ao servidor público, sendo flagrantemente inconstitucional”.

Pouca credibilidade

“Por englobar todos os servidores titulares de cargo efetivo da União — bem como suas autarquias e fundações -, o Funpresp goza de pouca credibilidade e sofre de flagrante ofensa ao texto constitucional. Isto porque se mostra vantajoso para servidores que recebem o piso remuneratório mais baixo e pouco atraente para os servidores que percebem valores iniciais próximos ao teto constitucional remuneratório. Tal discrepância causará um círculo vicioso de abstenções e desistências, comprometendo, a médio e longo prazo, a estabilidade financeira do fundo e a qualidade do serviço público prestado ao povo brasileiro”, destaca a nota da Ajufe.

Ainda conforme Gabriel Wendy, “é notória a afronta ao princípio democrático da seguridade social, presente no artigo 194 da Constituição (parágrafo único, inciso 7), que exige a participação de todas as categorias na concepção e gestão de seus planos de previdência”.

O presidente da Ajufe ressalta que apenas o Poder Executivo participou da formulação desse projeto de lei:

“Além de pouco conhecida e não debatida pelas entidades representativas das classes que o integram, em ação arbitrária do governo, a estrutura organizacional do Funpresp ignora as legítimas representações sindicais e associativas dos servidores contribuintes, que não teriam participação na gestão do fundo. Nos termos do artigo 5º do PL, seu conselho deliberativo compõe-se apenas por membros indicados pelo Poder Executivo, Câmara dos Deputados, Senado Federal ou Tribunal de Contas da União e Supremo Tribunal Federal”.

Magistratura

Com relação ao Judiciário, a Ajufe assinala que o governo “não pode cindir a carreira única da magistratura em regimes previdenciários diversos, criando sub-carreiras, sob pena de acabar com o conceito jurídico e constitucional de 'carreira de Estado' existente em qualquer democracia”.

Para o presidente da entidade dos juízes federais, “a melhor solução técnica, no máximo, seria a segmentação desses fundos por serviço e categoria, de modo a garantir o perfil de cada setor do serviço público, reunindo-os em grupos previdenciários uniformes”. Assim, “mostra-se suficiente e adequada no máximo a constituição de fundo complementar comum a magistrados de administração totalmente pública a ser realizada obrigatoriamente pelo próprio Poder Judiciário sem a participação de fundos de pensão públicos e privados ávidos por esse filão do mercado”. 



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra