terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Zero Hora publica editorial sobre Caso Sindilegis



Congresso em Foco     -     21/02/2012





Segundo o texto, publicado também no Diário Catarinense, a sentença judicial favorável ao Congresso em Foco é “um golpe de moralidade” nos servidores que ganham supersalários


Depois dos jornais Folha de S.Paulo e O Globo, agora foi a vez do jornalZero Hora tratar o Caso Sindilegis na sua página de editoriais. Além do espaço no principal jornal do Rio Grande do Sul, o editorial foi reproduzido no jornal Diário Catarinense, maior jornal de Santa Catarina. Os dois diários pertencem à RBS, o maior grupo de comunicação da região Sul do país.


Para a Zero Hora, a sentença do juiz Ruitemberg Nunes Pereira, do 6º Juizado Especial Cível de Brasília, que absolveu o Congresso em Foco nas ações movidas pelos servidores do Senado que ganham supersalários é “exemplar e didática”.


A sentença de Ruitemberg já inocentou o Congresso em Foco em dez das 43 ações individuais de indenização por danos morais movidas pelos servidores com supersalários no Juizado de Pequenas Causas. O juiz pediu que todos os processos fossem redistribuídos para ele. Se essa decisão prevalecer, o provável, então, é que o mesmo resultado acabe valendo para todas as ações. Como lembra o editorial da Zero Hora, Ruitemberg entendeu que a publicação da lista com os nomes e os salários desses servidores cujos vencimentos ultrapassam o teto constitucional do funcionalismo público (hoje fixado em R$ 26,7 mil, a remuneração paga a um ministro do Supremo Tribunal Federal) “cumpre um papel social”. Ruitemberg não aceitou a argumentação dos servidores de que a publicação dos salários feria a intimidade e lhes causava dano moral.


“Trata-se de um golpe de moralidade nos servidores públicos que se julgam no direito de receber mais que o teto e esconder isso da população”, escreve o jornal Zero Hora em seu editorial. Trata-se, afinal, de “dinheiro público”, lembra o jornal gaúcho.


Leia a íntegra do editorial:


“Publicidade de informações
É exemplar e didática a sentença do juiz Ruitemberg Nunes Pereira, do 6º Juizado Especial Cível de Brasília, que absolveu o site Congresso em Foco em ações movidas por servidores do Senado que tiveram seus salários divulgados numa reportagem. Ao julgar 10 dos 43 pedidos de indenização por dano moral, o magistrado argumentou que a divulgação dos ganhos dos servidores cumpre um papel social e não fere a intimidade deles nem os põe em risco, como constava na petição.


Na verdade, os servidores que tiveram seus nomes e vencimentos divulgados recebiam, em 2009, os chamados supersalários, acima do teto constitucional. Após a divulgação de uma lista elaborada pelo Tribunal de Contas da União, um grupo ingressou com ações no Juizado de Pequenas Causas, pedindo, por indivíduo, indenização de R$ 21,8 mil por danos morais. O magistrado considerou a ação improcedente, sob o argumento de que as leis não apenas amparam, mas principalmente recomendam a publicidade de informações. Além disso, o juiz pediu que as outras 33 ações movidas de forma conjunta também sejam encaminhadas a ele para apreciação.


Trata-se, como se vê, de um golpe de moralidade nos servidores públicos que se julgam no direito de receber mais do que o teto e de esconder isso da população. Ora, por mais argumentos que tenham para justificar seus ganhos, é dinheiro público, e o contribuinte tem, sim, que saber onde e como os recursos de todos estão sendo gastos. Como bem lembrou o magistrado brasiliense, o simples fato de se divulgar que determinado servidor público percebe determinada remuneração não causa qualquer dano de ordem material ou moral. Esconder isso de quem paga parece muito mais danoso à sociedade.”




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra