domingo, 10 de junho de 2012

Alunos e professores de universidades federais em greve realizam ato no centro de São Paulo



BSPF     -     10/06/2012





São Paulo – Docentes e estudantes das universidades federais que estão em greve farão na próxima terça-feira (12) uma manifestação no centro de São Paulo. O ato contará também com servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Federal do ABC (UFABC), que discutirão as principais reivindicações da paralisação, que reúne 51 instituições federais. A manifestação será realizada em frente à Bolsa de Valores de São Paulo, a partir das 11 horas.


A pauta central da greve nacional dos docentes é a valorização da carreira da categoria. Na terça-feira (6), uma marcha nacional reuniu mais de dez mil servidores em Brasília, reivindicando a valorização do serviço público federal. Após a passeata na Esplanada dos Ministérios, uma plenária que reuniu 800 pessoas de diversas entidades sindicais aprovou uma greve geral do funcionalismo, a partir do dia 11 de junho.


Entre os sindicatos que aprovaram o início da paralisação está a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), entidade nacional que representa os servidores técnico-administrativos das universidades federais. A greve estudantil já foi iniciada total ou parcialmente em cerca de 30 federais e na Unifesp já atinge cinco dos seis campi.


No mesmo dia da Marcha, representantes do  Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) se reuniram com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Foi o primeiro encontro com o governo desde o início da greve nas universidades federais, em 17 de maio. O ministro informou que as negociações com o Ministério do Planejamento continuarão e que uma nova reunião deve acontecer na próxima semana. Ele afirmou ainda que o prazo para as negociações é 31 de julho e que os resultados dependeriam do impacto da crise financeira internacional na economia do Brasil.


“A greve é forte e o chamado do Ministro para a reunião reafirma isso. Já são 51 instituições paradas. Nós queremos a reestruturação da carreira, para uma mais simples, que valorize o trabalho docente e permita oferecermos ensino de qualidade. Para isso precisamos também de condições de trabalho, de salas de aula, laboratórios, bibliotecas”, disse Marina Barbosa, presidente do Andes, após a reunião.


Fonte:  Rede Brasil Atual




Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra