terça-feira, 26 de junho de 2012

Rollemberg: Fim do teto salarial do servidor público é retrocesso



Agência Senado     -     26/06/2012




A aprovação, pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, do projeto que permite a servidores públicos receberem acima do teto constitucional, de R$ 26,7 mil, foi considerada um “retrocesso” pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) nesta terça-feira (26). Em pronunciamento em Plenário, o senador classificou a medida como “equivocada” e também uma “regressão no ambiente de austeridade no serviço público brasileiro”.

Na última quarta-feira (20), uma comissão especial da Câmara aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/2011, que muda as regras para reajuste do funcionalismo público. A mudança permite a servidores acumularem mais de um provento e, com isso, superar o salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal, considerado o teto do funcionalismo público.

Para Rollemberg, ao criar o teto salarial de servidores públicos, previsto na Constituição, o Congresso Nacional tinha o objetivo de acabar com uma série de abusos existentes no serviço público. Em sua avaliação, um país onde existem diferenças astronômicas de renda, como é o caso do Brasil, deve priorizar o fim das desigualdades salariais e sociais.

O esforço deve ser concentrado, por exemplo, no atendimento das melhorias salariais de profissionais indispensáveis ao desenvolvimento do país, como os professores.

- Ao acabar com a fixação do teto nos estados e municípios, a comissão está produzindo um retrocesso inadmissível, principalmente num momento em que o mundo todo se preocupa com uma crise, num momento em que precisamos reduzir gastos de custeio para aumentar gastos de investimentos que venham aumentar a capacidade produtiva do país. Espero que essa PEC não prospere – afirmou.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra