sábado, 23 de junho de 2012

Um tapa na nossa cara



Gilberto Dimenstein
Folha de S. Paulo     -     23/06/2012






O desaquecimento da economia provoca redução na arrecadação de impostos e, com isso, afeta as contas do governo, gerando a necessidade de cortes de gastos. Nada disso impede um movimento no Congresso para acabar com o teto aos salários de funcionários públicos, apoiado pelas corporações sindicais. É, em suma, um tapa na cara dos contribuintes.


O brasileiro já trabalha mais de quatro meses por ano apenas para pagar impostos e recebe em troca um serviço sofrível. Os gastos com o funcionalismo tiveram uma forte expansão nos últimos anos, inchando ainda mais a máquina administrativa. Foi uma festa na gestão Lula. 



Dezenas de bilhões são gastos apenas para cobrir os rombos deixados pela aposentadoria dos funcionários públicos, muito maior do que a dos aposentados normais.

Por trás desse tapa na cara, há uma questão educacional. O brasileiro, em geral, não acompanha questões orçamentárias. Nem entende os mecanismos de pressão nos cofres públicos. Ganha quem é mais organizado.



Estudos de orçamento público deveriam ser obrigatórios no currículo escolar.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra