segunda-feira, 2 de julho de 2012

Ângela Portela manifesta preocupação com greve dos professores universitários



Agência Senado     -     02/07/2012




Em discurso nesta segunda-feira (2), a senadora Ângela Portela (PT-RR) se disse muito preocupada com a greve dos professores universitários e dos profissionais técnico-administrativos dos institutos federais, que vai completar dois meses. Em sua opinião, o pleito pela reestruturação da carreira é justo, mas a greve precisa ser resolvida o mais brevemente possível.

– Nenhuma nação consegue crescer se a educação e seus trabalhadores não encarados como prioridade – disse.

Na semana passada, o índice de adesão das instituições à mobilização nacional de professores das instituições federais de ensino já chegava a 95%, com 56 das 59 universidades federais paradas, informou Ângela Portela.

Também em greve, os servidores técnico-administrativos estão apoiando os professores. Assim, 34 dos 38 institutos federais de ciência e tecnologia em 22 estados estão com seu corpo técnico parado.

Os professores universitários pleiteiam carreira única, com incorporação de gratificações, variação de 5% entre níveis a partir do piso para regime de 20 horas (R$ 2.329,65) e percentuais de acréscimo relativos à titulação e ao regime de trabalho. Já os técnicos querem aumento de 22,8% no piso salarial, atualmente em R$ 1.034, e a correção de pendências.

– Considero esse cenário por demais preocupante. Notadamente, por observá-lo a partir dos avanços que a área de educação, especialmente a do ensino superior, obteve nos últimos dez anos – declarou.

Ângela Portela citou avanços recentes da educação federal, como a criação, de 2003 a 2009, de 110 novos campi universitários. Destacou também a ampliação do acesso ao ensino superior, a concessão de bolsas pelo Prouni e a promoção de intercâmbio de alunos com instituições estrangeiras.

Para ela, porém, esses avanços começam a se perder com a segunda grande greve dos professores universitários nos últimos cinco anos. Alunos relatam perdas de oportunidades de emprego, de residência médica e de participação em programas de intercâmbio.

– Já está passando da hora de governo e grevistas construírem um entendimento – declarou.

No pronunciamento, Ângela Portela também parabenizou os bombeiros pela comemoração de seu dia, nesta segunda-feira.

– Hoje é o dia de um trabalhador que, na sua lida diária, está, em geral, pondo sua vida em risco para salvar a vida de outras pessoas.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra