terça-feira, 17 de julho de 2012

Movimento de protesto tem adesão de 90% dos defensores federais, segundo associação


Agência Brasil     -     17/07/2012




Brasília – De acordo com a Associação Nacional dos Defensores Públicos da União (Anadef), 90% dos defensores públicos federais aderiram à operação-padrão iniciada ontem (16). Durante o movimento, serão suspensos novos atendimentos, mas os processos jurídicos já iniciados continuarão tendo acompanhamento. 

Atualmente, são 468 defensores públicos federais em atuação no país. A quantidade é insuficiente para que haja unidade da Defensoria Pública da União em todos os municípios com subseção da Justiça Federal. Além disso, também impede que a instituição atenda a demandas trabalhistas.

A Defensoria Pública da União é a instituição que presta assistência jurídica ao cidadão carente perante a Justiça Federal e os tribunais superiores. As unidades só atendem, atualmente, aos casos de emergência, ou seja, intervenções jurídicas em questões criminais ou que envolvam risco de morte, como acesso a serviços hospitalares ou medicamentos.

Os defensores federais reivindicam melhorias na estrutura das unidades do órgão e a contratação de mais 800 defensores. A suspensão dos atendimentos atinge todo o Brasil e a previsão é que 1.200 pessoas sejam afetadas diariamente pela suspensão do serviço.

Em relação às reivindicações, o Ministério da Justiça afirmou que uma proposta para abertura de concurso para contratação de defensores públicos já foi encaminhada, no dia 31 de maio, para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog). De acordo com o ministério, a proposta ainda está em análise.

O direito previdenciário, de acordo com a Anadef, será o mais prejudicado com a situação. No Brasil, a defensoria pública conta com 470 defensores públicos para atender a 80 milhões de pessoas sem condições de pagar um advogado. Em períodos normais, a defensoria pública realiza, em média, 1.200 atendimentos por dia.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra