sexta-feira, 6 de julho de 2012

Roraima também adere ao movimento



Correio Braziliense     -     06/07/2012  




Sem uma posição definida do governo, a campanha salarial dos servidores públicos federais vai ganhando cada dia mais contornos de paralisação nacional. Trabalhadores de novos órgãos aderiram ontem ao movimento, que, com a paralisação da Superintedência da Fundação Nacional do Índio (Funai) do estado de Roraima, já atinge 23 estados e o Distrito Federal. A Imprensa Nacional também deve engrossar o coro e vota a greve na próxima terça-feira. Já os servidores da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) vêm parando gradativamente as atividades.

De acordo com a Associação dos Servidores da Imprensa Nacional (Asdin), além da correção da tabela salarial, os grevistas exigem a realização de concursos públicos para reposição de pessoal, já que, segundo a associação, cerca de 70 dos 300 ativos devem se aposentar este ano. Na Fiocruz, a paralisação é feita de forma progressiva. Os servidores, que pararam durante 24 horas na semana passada, suspenderam as atividades por 48 horas entre quarta-feira e ontem e, sem avanços nas negociações, prometem não trabalhar novamente no próximo dia 10.

Mesmo com a pressão das manifestações diárias %u2014 cerca de 30 setores estão de braços cruzados %u2014, o governo permanece irredutível. Os representantes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) se reuniram na manhã de ontem com representantes do Ministério do Planejamento, mas não tiveram grandes avanços. Sem uma posição, o governo só estimula a greve, que está cada vez mais fortalecida, explica Josemilton Costa, sercretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef).

Além do Ministério da Saúde e da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), que estão parados em pelo menos 10 estados, também estão de braços cruzados os servidores dos ministérios da Previdência, do Trabalho, da Justiça, das Relações Exteriores, do Desenvolvimento Agrário, de parte do Planejamento, da Agricultura e do Meio Ambiente, segundo a Condsef. Está agendado para o dia 16 um acampamento na Esplanada dos Ministérios que reunirá os cerca de 350 mil grevistas do país.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra