terça-feira, 31 de julho de 2012

Servidores federais em greve fazem manifestação no centro do Rio reivindicando reabertura das negociações



Agência Brasil     -     31/07/2012




Rio de Janeiro – Uma passeata reuniu hoje (31), no centro da capital fluminense, servidores das carreiras técnicas e superiores, professores e alunos das instituições federais de ensino superior (Ifes) e representantes de centrais sindicais. No começo da tarde, os manifestantes ocuparam parte das avenidas Presidente Antonio Carlos e Rio Branco e seguiram até as escadarias do Palácio Tiradentes, sede do Poder Legislativo fluminense. De acordo com os organizadores entre 3 mil e 5 mil manifestantes estiveram presentes. Já a Polícia Militar calculou cerca de mil pessoas.

O protesto teve o objetivo de pressionar o governo federal a reabrir as negociações com o funcionalismo em greve. Concentrados na Candelária, onde discursaram contra a posição do governo em relação ao movimento da categoria, os manifestantes também criticaram o adiamento da reunião com os representantes dos servidores federais marcada para hoje.

“O governo não está negociando com os trabalhadores, e por isso, a CUT [Central Única dos Trabalhadores], nacionalmente, apoia integralmente a greve dos servidores, lamentando e sendo contra o Decreto 7777/2012, que a entidade considera um equívoco e uma atitude intransigente”, disse Darby Igayara, presidente estadual da CUT.

Entre as principais revindicações dos grevistas estão: reabertura das negociações; estabelecimento de uma data-base para os servidores públicos; rejeição da Medida Provisória 568/2012 e do Decreto 7777/2012, que, respectivamente, mudam a remuneração de carreiras da saúde e de adicionais de insalubridade e permitem a substituição, em períodos de greve, de servidores federais por servidores estaduais e municipais; realização de reajustes salariais variados (por categoria); e a regressão da política de terceirização de servidores em órgãos públicos.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra