domingo, 5 de agosto de 2012

A greve e a crise das universidades federais



O Globo     -     05/08/2012



Editorial
Presos a uma reivindicação econômica - o reajuste de salários -, os professores mantêm uma greve que paralisa as universidades públicas do país, com irreparáveis danos para o ano letivo dos alunos e atividades de ensino e pesquisa do país. Docentes, e não só os do ensino superior, precisam ser bem remunerados, mas, para isso, não podem prejudicar outros setores da comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Há nesta paralisação um aspecto revelador da sua natureza: ao rejeitar a proposta do governo, de aumentos escalonados com índices maiores para os doutores (critério baseado na meritocracia), parte dos grevistas, sob inspiração de conhecidos grupos ideológicos (que não representam toda a categoria), transforma uma ação reivindicatória de professores numa greve de funcionários públicos movidos por conhecida cartilha corporativista.

Perde-se a chance de discutir mais profundamente o papel da Universidade brasileira, no caso, a pública. Internamente, as escolas públicas ainda são a vanguarda do ensino superior no país. Mas, quando se compara a nossa realidade acadêmica com a das universidades estrangeiras de ponta, o quadro é desolador. A mais bem classificada instituição do país, a USP, pública, ocupa um modesto 158º lugar no ranking da Time Higher Education (THE), renomado verificador de excelência universitária internacional.

Para melhorar esse perfil, há questões inescapáveis. Uma delas é a baixa produtividade das universidades públicas. Nelas, por exemplo, tem-se uma relação de alunos por professor - média de 12,4 graduandos por docente - na contramão de instituições estrangeiras de ponta. Outro aspecto é a resistência da comunidade acadêmica à competição no saber, que afasta dos nossos campus professores que pontificam em outros países. Falta, inclusive, o domínio do inglês. São questões que ajudam a explicar por que o Brasil tem uma participação tão modesta nos rankings, e vem perdendo a corrida pela ocupação de espaços internacionais de excelência acadêmica para outros emergentes.

Há ações positivas. Caso de programas como o Ciência Sem Fronteiras, de intercâmbio com universidades estrangeiras, e o Reuni, que estabelece metas para as instituições. O país também incrementou a publicação de textos em revistas científicas, termômetro da produção acadêmica. Mas ainda há gargalos que tolhem a conquista de espaços internacionais. Em entrevista à "Folha de S.Paulo", Phil Baty, editor da THE, identificou um deles: "O sistema de contratação das universidades, que padroniza salários e impede o recrutamento de grandes nomes estrangeiros, engessa o ensino superior do país." 

Corporativismo, medo da flexibilidade administrativa e repulsa à competição estão entre as causas da relativa penúria acadêmica. São problemas que transcendem pontuais discussões sobre aumento de salários.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra