sexta-feira, 24 de agosto de 2012

AGU garante economia em acordo entre União e Sindilegis para pagamento de diferenças salariais a servidores do Congresso


AGU     -      24/08/2012




Acordo celebrado entre a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo da União (Sindilegis) garantiu o acerto de contas referente a três ações que discutia as diferenças da Unidade Real de Valor (URV), devido à implantação da nova moeda. A iniciativa economizará cerca de R$ 200 milhões aos cofres públicos, visto que a estimativa de tempo de duração do processo de execução para pagamento levaria cerca de oito anos.

O Sindicato entrou em acordo com a União quanto aos valores devidos, honorários advocatícios, critérios de juros e correção monetária. Isso permitirá a elaboração de cálculos individualizados de membros do Senado e da Câmara dos Deputados que ainda tenham valores a receber.

Segundo a Procuradoria-Geral da União (PGU), Helia Bettero, os valores pagos pelas Casas Legislativas na esfera administrativa serão descontados e a diferença será calculada seguindo os critérios de correção monetária e de juros da Justiça Federal.

O Advogado-Geral da União Substituto, Fernando Luiz Albuquerque Faria, ressaltou que a conciliação é a melhor forma de reduzir a litigiosidade e permitir uma prestação jurisdicional mais célere. Os representantes da AGU destacaram ainda, a existência de leis e normativos internos que permitem aos advogados públicos proporem acordos e acerto de contas de forma amigável para resolver conflitos.

Pelo acerto de contas, os servidores receberão por meio de precatórios e requisições de pequeno valor as diferenças devidas pela União, em contrapartida o Sindicato desiste de recursos e incidentes processuais. Além disso, foi fixado um percentual de 3% de honorários advocatícios, ao invés dos 10% determinados na ação judicial. Somente a economia direta gerada com a negociação sobre os honorários sucumbenciais ultrapassa os R$ 100 milhões.

No ano passado, em acordo preliminar nos autos da ação da 11ª Vara Federal de São Paulo permitiu o pagamento de mais de cinco mil servidores da Câmara dos Deputados, apenas em um dos processos, em trâmite na 11ª. Vara Federal de São Paulo.

Atuaram para garantir o acordo a Procuradora Geral da União, Helia Maria de Oliveira Bettero, o Procurador Regional da União da 3ª. Região, Tércio Issami Tokano, o Subprocurador Regional da União da 3ª. Região, Homero Andretta Junior, o Diretor do Departamento de Estudos Contencioso Eleitoral da Procuradoria-Geral da União (DEE/PGU), José Roberto Da Cunha Peixoto e o Departamento de Cálculos e Perícias da PGU. Também participaram o Presidente do Tribunal Regional Federal na 3ª Região, o Desembargador Federal Newton de Lucca, a Desembargadora Federal Daldice Santana, e a Desembargadora, Daldice Santana.

O acerto de contas foi um trabalho conjunto da Procuradoria Regional da União da 3ª Região (PRU3), do Departamento de Estudos e Contencioso Eleitoral da PGU, e do Departamento de Cálculos e Perícias da PGU, unidades da PGU.

A PGU é um órgão da AGU.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra