quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Procuradorias asseguram livre acesso a prédios da UFMG bloqueados por servidores grevistas



AGU     -     08/08/2012




A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve decisão judicial que assegura o livre acesso de servidores e população em geral aos prédios da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que vinham sendo ocupados por grevistas. Essa ação impedia a entrada dos demais servidores que não aderiram ao movimento, funcionários terceirizados e quaisquer pessoas nas dependências dos edifícios.

Desde o dia 23 de maio, grupos de servidores integrantes do quadro técnico-administrativo da Universidade liderados pelo Sindicato dos Servidores das Instituições Federais de Ensino Superior (Sindifes/MG), vêm realizando diversas ocupações temporárias e bloqueios ao acesso a diversas unidades e setores da instituição, em especial no campus Pampulha, no Departamento de Logística de Suprimentos e Serviços Operacionais e no Departamento de Manutenção e Operação de Infraestrutura.

A Procuradoria Federal no Estado de Minas Gerais (PF/MG) e a Procuradoria Federal junto à Universidade (PF/UFMG), então, acionaram a Justiça com pedido de liminar para determinar aos servidores em greve e ao Sindicato que não façam bloqueios aos imóveis da autarquia federal.

"O risco iminente de turbações e esbulhos pode implicar na paralisação da atividade administrativa da instituição, atentando contra a continuidade do serviço público e contra a prestação de serviço essencial à população", afirmaram os procuradores no pedido.

A 3ª Vara da Seção Judiciária de Minas Gerais acolheu os argumentos dos procuradores da AGU. Na decisão, o magistrado destacou que "promover ocupações temporárias de prédios públicos, inibindo a atuação livre e soberana da Administração, ocasionando danos de toda ordem, inclusive a terceiros, é medida que se insere na definição de guerrilha e não de greve".

A PF/MG e a PF/UFMG são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra