quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Projeto permite que servidor público se ausente para atuar como voluntário


Agência Senado     -     23/08/2012




Projeto de lei apresentado pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) permite que o servidor público tenha licença de um dia, por semestre, para atuar como voluntário junto à Defensoria Pública.

Na justificativa do projeto, a senadora argumenta que a Defensoria Pública tem insuficiência de recursos humanos e materiais para a consecução de sua função institucional. A medida, explica a senadora, além de conferir mais recursos humanos para a Defensoria Pública, é, também, uma forma de estimular o voluntariado dos servidores públicos junto à instituição que defende e orienta juridicamente os necessitados.

O PLS 80/2012 insere o parágrafo 5º no artigo 97 do Estatuto do Servidor Público, que já prevê a licença do trabalhador em caso de doação de sangue (por um dia), alistamento como eleitor (por dois dias); além de ocasiões como casamento, falecimento do cônjuge ou companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos (por oito dias consecutivos).

 Em qualquer dessas circunstâncias, o servidor pode se ausentar sem qualquer prejuízo.

A matéria se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e aguarda designação do relator.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra