quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Sindicato de professores entrega carta a Dilma pedindo reabertura de negociação


O Estado de S. Paulo     -     16/08/2012




Documento afirma que governo não contemplou a reestruturação de carreira da categoria

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) protocolou nesta quinta-feira, 16, no Palácio do Planalto carta dirigida à presidenta Dilma Rousseff pedindo reabertura imediata das negociações com os docentes em greve.


Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria-Geral da Presidência da República confirmou que o documento foi entregue e encaminhado ao gabinete da Presidência da República e aos ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento.

No último dia 3, o Ministério do Planejamento assinou termo de acordo com a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), sindicato que representa uma minoria dos professores. Outras três entidades (Andes-SN, Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica e Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal), que representam os docentes, recusaram a proposta governamental e 57 universidades e institutos tecnológicos continuam parados.

No documento entregue ao Planalto, o Andes-SN diz que as duas propostas apresentadas pelo Ministério da Educação aos docentes - oferecendo, respectivamente, reajuste de 12% a 40% e de 25% a 40% - "não dialogaram efetivamente com a pauta de reivindicação" dos professores. O Andes-SN diz que os percentuais aumentam as distorções salariais existentes na carreira.

A categoria também afirma que o governo não contemplou a reestruturação de carreira em sua oferta.

Mais cedo, os professores organizaram ato em frente ao Ministério da Educação no qual realizaram enterro simbólico do respeito à educação pública. Nesta sexta, a paralisação das instituições federais de ensino completa três meses.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra