domingo, 23 de setembro de 2012

Falta de motivação e salários baixos estimulam saída de funcionários da área pública


ALESSANDRA HORTO
O DIA     -     23/09/2012





Rio -  Sonho para muitos concurseiros, a carreira pública nem sempre é um mar de rosas para quem já está dentro dela. Falta de condições de trabalho, salários baixos, atividades estagnadas e salários maiores na iniciativa privada são alguns exemplos que motivam o servidor a pedir para sair dos quadros de pessoal dos órgãos públicos.


Exemplo recente é do ex-segundo sargento Pacelli, que pediu baixa em setembro deste ano do 62º Batalhão de Infantaria e do Exército Brasileiro. A cerimônia de desligamento aconteceu na quinta-feira, quando depois de 12 anos de serviço militar, ele se tornou o civil Eugênio Pacelli Paz Vieira da Costa.


Em sua carta de demissão, ele deixou claro que não sofre de tipo de desvio de vocação, principalmente, por ser filho de militar e ter estudado no Colégio da Polícia Militar de Pernambuco. Segundo Pacelli, o desligamento tem motivação financeira, “tendo em vista a crise salarial que assola a massa de oficiais e sargentos e a falta de perspectiva profissional já atingiram até a Academia das Agulhas”.


Pacelli se formou em Direito e vai ser sócio de escritório: “De imediato, terei remuneração superior ao que recebia como militar”.


Desmotivado com o antigo trabalho, Luís Guilherme Tavares do Amaral, 52 anos, atuou por 23 anos como técnico judiciário federal, e viu no recebimento de herança familiar a chance de mudar: “Foi o presente de aniversário de 50 anos. Meu desligamento saiu em 1º de janeiro de 2010. Estava aborrecido com o trabalho e acabei tendo essa alternativa”.


Na época, amigos o chamaram de maluco, mas ele não desistiu. “O dinheiro está acabando e já estou fazendo curso de corretor de imóveis”.


É comum buscar outras áreas


O diretor do Sindicato dos Servidores da Justiça Federal do Estado do Rio (Sisejufe) Roberto Ponciano explicou que é comum os servidores saírem da Justiça Federal para áreas como Auditoria da Receita Federal ou Tribunal de Contas da União: “A desmotivação é grande, mas nem todos têm a chance de sair quando realmente desejam”, diz.


Secretário-geral da Condsef, Josemilton Costa afirmou que muitos profissionais de Tecnologia têm migrado para o setor privado. “Além de receber mais, eles têm direito à hora-extra e ao adicional noturno, por exemplo. O que é mais atrativo”, explica.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra