terça-feira, 16 de outubro de 2012

Acesso à educação em vez de cota racial


Priscila Belmonte
Jornal Extra     -     16/10/2012




A possibilidade de o governo federal reservar 30% das vagas em cargos públicos federais a cotas raciais dividiu opiniões no Estado do Rio. Elaborada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), a proposta está sob a análise da Casa Civil e deve ser anunciada ainda este ano.

Para Josemilton Costa, secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), as cotas não vão resolver o problema de desigualdade no país. Segundo o sindicalista, é preciso criar, em vez de cotas raciais, uma política que garanta o acesso de todos à educação.

— Temos que buscar soluções definitivas. E o branco que não tem acesso à educação e ao cargo público? O governo tem que se preocupar com políticas que garantam o acesso a todos às escolas, às universidades e aos cursos preparatórios. Não é com paliativos que se resolve problemas neste país — afirmou Josemilton.

Coordenadora da secretaria de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Rio, Arlene dos Santos também não vê a reserva de vagas públicas como uma solução.
— Não somos contra, mas o que o governo precisa é promover mais concursos e ampliar o número de oportunidades no mercado.

Um problema tão grave quanto a diferença racial é a falta de profissionais para atender a população — afirmou Arlene.

Procurada, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial informou que “as ações afirmativas ainda estão em discussão”.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra