quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Juízes podem parar


Correio  Braziliense     -     03/10/2012




Os juízes federais podem cruzar os braços entre 21 e 22 de novembro, em protesto ao reajuste de 15,8% oferecido pelo Executivo. Os magistrados consideram a proposta inferior às perdas inflacionárias acumuladas nos últimos três anos e querem aumento de 28%. Alegam que, desde de 2009, não receberam recomposição nos vencimentos e que, por isso, o percentual proposto pelo Palácio do Planalto seria apenas uma correção nos ganhos mensais.

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) chegou a perguntar à categoria, em consulta realizada em 29 de agosto, se concordava com a proposição. Dos 1.616 associados, 611 se manifestaram. Desse total, 84,8% votaram contra a aceitação do reajuste. Após a negativa, uma assembleia foi agendada para a última segunda-feira, desde quando os juízes têm de decidir se param nos dois dias em novembro ou se apenas não participam da Semana da Conciliação, que acontece no mesmo mês.

A votação foi encerrada ontem, mas o resultado só será divulgado no fim da manhã de hoje. Para que os juizes federais cruzem os braços, 50%, ou seja, 808 dos associados, precisam concordar com a ação. O Executivo tem acompanhado os pleitos do Judiciário e já se posicionou contrário a qualquer elevação salarial que extrapole os 15,8%.

De acordo com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, caso uma proposta superior seja aprovada no Congresso, poderá ser vetada pela presidente da República, Dilma Rousseff. (AT)


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra