sábado, 17 de novembro de 2012

Governo Federal quer cotas raciais em concursos


Congresso em Foco     -     17/11/2012




Proposta deve ser anunciada na próxima semana. Percentual de reserva de vagas para negros pode chegar a 30%

Depois da polêmica para o ingresso nas universidades públicas federais, as cotas raciais chegam com tons acalorados no campo dos concursos públicos. A proposta é da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Social e está em avaliação na Casa Civil. A discussão ficou ainda mais quente depois que a presidente Dilma Rousseff afirmou que pode enviar projeto para garantir a reserva de 30% das vagas em seleções públicas de servidores para afrodescendentes ainda este ano. Espera-se que a matéria seja apresentada na próxima terça-feira, 20 de novembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra.


Enquanto a palavra final não sai, a especulação sobre o assunto toma lugar considerável em várias esferas, como no Senado. Com um teor temperado pelas afinidades políticas, os senadores dividem opiniões sobre o caso. Para a bancada aliada ao governo, a possibilidade de incluir o sistema de cotas nas seleções para cargos públicos tende a diminuir a desigualdade racial existente dentro dos órgãos.


De acordo com dados da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Social, apenas 23% dos servidores públicos federais se autodenominam negros. Por isso, senadores como Paulo Paim (PT-RS), autor do projeto que deu origem à Lei 12.288/2010, conhecida como o Estatuto da Igualdade Racial, acredita que a medida só tem a contribuir para amenizar uma “exclusão histórica na sociedade brasileira”, como definiu quando apresentou o projeto de lei, em 2007.


Do mesmo modo pensa a professora Elza Melo. Ela acredita que a reserva de vagas para afrodescentes em concursos vai ajudar a aumentar a representação negra dentro dos órgãos federais. “Há mais brancos que negros no serviço público em todas as áreas, mesmo o negro e o pardo perfazendo mais da metade da população brasileira”, argumenta.


E completa: “Por esse motivo, acho que a desvantagem é grande, a dívida com o negro é imensa e são necessárias medidas rápidas, ações afirmativas, para que aconteça algum tipo de mudança nesse quadro. Até quando vamos esperar que o tempo, só o tempo, mude isso?”, indaga.

Cor não, esforço


Por outro lado, há quem discorde totalmente da argumentação. A servidora Lara Guerreiro passou para uma disputada vaga de analista para o Instituto Nacional de Propriedade Industrial em 2007 e acredita que a cor do candidato não determina seu grau de esforço, fator para ela predominante para obter bons resultados em concursos. “Para mim quem deve passar no concurso é aquele que se preparou melhor e estudou mais”, declara.


A favor das cotas sociais para as universidades, Lara reitera que, no caso dos concursos, a história diferencia-se pela diversidade e distanciamento dos conteúdos cobrados nos certames em relação àqueles estudados nas escolas ou faculdades. “Para concurso público a conversa muda completamente. Para passar em um concurso você precisa de esforço. A matéria a ser estudada é muitas vezes bem diversa do que aquela que estudamos na escola.


Então, ter estudado em escola pública ou particular não vai ter muita diferença, muito menos se você é negro, índio ou branco”, conclui.

Detalhes não definidos


Em entrevista à Rádio Senado, na última semana, a ministra da Igualdade Social, Luíza Bairros, ressaltou que alguns detalhes da proposta ainda estão indefinidos e que não será possível aprovar ainda este ano. Ela declarou que a reserva de vagas ser determinada por cargo ou um percentual para todo o setor público. 


A ministra também deixou claro que a regra será válida somente para os cargos efetivos e que aqueles que são comissionados não estarão submetidos às cotas. O senador Paulo Paim discorda da restrição. “Nós temos que ampliar para os cargos comissionados também. Eu acho que a ministra até gostaria, mas, para evitar problemas na hora da aprovação, ela pode ter optado por este caminho [de excluir os comissionados]”, declarou ao veículo oficial.

Discutida em amplitude nacional, a legislação que garante cotas raciais em concursos públicos já é realidade em alguns estados, como é o caso de Mato Grosso do Sul, Maranhão e Rio de Janeiro. Neste último, a determinação chegou causando manifesto contrário da população, que realiza abaixo assinado virtual com o objetivo de que a Assembleia Legislativa reavalie a aplicabilidade das cotas.

Ítala Carvalho,
Especial para o SOS Concurseiro/Congresso em Foco



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra