quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

AGU demonstra legitimidade da participação de ministros em conselhos de administração e assegura pagamento de remuneração


BSPF     -     31/01/2013




A Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou, na Justiça, a legalidade da remuneração paga a ministros de Estados por participação em conselhos de administração de organizações estatais. Os advogados confirmaram que o recebimento do salário do cargo público e da participação em entidades não configura acúmulo de funções e nem ultrapassa o teto salarial.

A decisão foi emitida pela 4ª turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) no julgamento de Agravo de Instrumento interposto pela União. Anteriormente, a Corte já havia derrubado liminar que exigia o depósito em conta judicial de remuneração recebida por 13 ministros e 14 pessoas jurídicas de direito privado ligadas à Administração Pública, sob a alegação de que os valores ultrapassavam o teto constitucional.

O Tribunal entendeu que não existem ilegalidades no recebimento das remunerações. A Turma, por maioria de votos, levou em consideração os argumentos apresentados pela Procuradoria Seccional da União (PSU) de Passo Fundo e pela Procuradoria-Regional da União da 4ª Região (PRU4). As unidades da AGU explicaram que o exercício da função de Conselheiro em entidades paraestatais é prevista em lei.

Além disso, os advogados da União informaram que não se trata, no caso, de indevida acumulação das funções de ministros de Estado e de membros de Conselhos de Administração ou Fiscal das empresas, uma vez que este último caso não é considerado um cargo público.

As procuradorias lembraram que a Lei nº 8.112/90 autoriza a participação de servidores públicos nos conselhos fiscal e administrativo de empresas em que a União detenha, direta ou indiretamente, participação no capital social ou em sociedades cooperativas constituídas para prestar serviços a seus membros.

A AGU destacou, ainda, que de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal, expedido em casos semelhantes, a participação em conselhos não se cuida de exercício de cargos em comissão ou funções gratificadas e que, por isso, não se configura como acumulação, que é vedada pelo artigo 37 da Constituição.

A 4ª Turma do TRF4 concordou com os argumentos apresentados pela AGU e decidiu pela legalidade da atuação de ministros em conselhos administrativos, uma vez que isso não configura acumulo de funções.

Fonte: AGU



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra