sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Corregedoria da Advocacia da União instaura 16 processos administrativos disciplinares e sindicâncias em 2012


BSPF     -     25/01/2013




Levantamento feito pela Corregedoria Geral da Advocacia da União (CGAU) aponta que em 2012 foram instaurados 16 processos administrativos disciplinares (PAD) e sindicâncias para fiscalizar a atuação dos advogados públicos que trabalham na Instituição. Esses procedimentos geraram nove suspensões e quatro demissões. Os números fazem parte do Relatório de Gestão 2012 da Advocacia-Geral da União (AGU).

A Corregedoria é responsável por fiscalizar as atividades funcionais dos membros das carreiras jurídicas da AGU e também realiza correições nas unidades para verificar a regularidade e eficiência dos serviços jurídicos prestados. Em 2012, foram instauradas 51 correições ordinárias e 03 extraordinárias.

A CGAU avaliou, ainda, 68 advogados e 248 procuradores da Fazenda Nacional que estão em estágio probatório, com duração de três anos. A aferição é requisito obrigatório para garantir a estabilidade em cargos efetivos do serviço público Federal.

Para melhorar as atividades de fiscalização na AGU, a Corregedoria promoveu, em 2012, um aperfeiçoamento das atividades correcionais e do acompanhamento dos trabalhos das comissões de processos administrativo. O objetivo é evitar instaurações precipitadas de PADs e garantir uma apuração mais célere dos fatos.

Visando acelerar os procedimentos da Corregedoria, foi instalado o Sistema de Correição Eletrônica nos processos judiciais das Procuradorias Regionais Federais da 1ª e 3ª Região. A ferramenta está em fase de teste e a expectativa é que seja estendida para as demais unidades.

A CGAU também investiu na troca de experiência com outros órgãos. No ano passado incentivou a aproximação das corregedorias dos Poderes Executivos e Judiciário. Participou, inclusive, de correição feita pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Em busca da padronização dos procedimentos de investigação, a CGAU propôs, em parceria com a Procuradoria-Geral Federal (PGF) e a Procuradoria Geral do Banco Central (PGBC), ato normativo que estabelece regras a serem observadas pelos integrantes de carreiras jurídicas, na atuação em comissões de sindicância e de processo administrativo disciplinar. Ainda em parceria, dessa vez com a PGF e com a Consultoria-Geral da União, a Corregedoria elaborou a segunda edição do Manual de Boas Práticas consultivas.

Na área de estrutura, a Corregedoria está trabalhando para instalar Escritórios Avançados nas cinco Regiões. O primeiro já está pronto na 3ª Região, composta por São Paulo e Mato Grosso.

Em 2012, a CGAU também apresentou os trabalhos executados pelo órgão da AGU em palestras no II Encontro de Corregedorias do Poder Executivo Federal, realizado pela Controladoria-Geral da União, além de marcar presença na Conferência Rio +20 com a palestra sobre licitações sustentáveis.

Fonte: AGU



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra