quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Em 2012, no país, 531 servidores foram expulsos


O Globo      -      09/01/2013




Rio é mais uma vez o estado com maior número de funcionários banidos da administração federal


A Controladoria Geral da União (CGU) informou ontem que 531 servidores foram expulsos da administração federal em 2012. O levantamento leva em conta os concursados que foram punidos com demissão, os funcionários comissionados destituídos e aqueles que tiveram a aposentadoria cassada. No ano anterior, 564 servidores tinham recebido as chamadas punições administrativas expulsivas.


Valer-se do cargo em proveito pessoal, improbidade administrativa, abandono do cargo, recebimento de propina e lesão aos cofres públicos são alguns dos motivos que levaram a União a punir os servidores. Desde 2003, quando os casos começaram a ser contabilizados, 4.064 servidores foram expulsos.


Previdência é pasta que mais expulsa


O balanço da CGU mostra que, de 2007 a 2012, o Rio foi o estado em que mais servidores foram punidos (528), seguido por Distrito Federal (368) e São Paulo (278). Em 2012, o Rio também foi o estado com maior número de expulsos: 111.


O Ministério da Previdência Social foi a pasta com mais funcionários expulsos desde 2003: 1.013. Somente no ano passado, foram 129 cassados, destituídos e demitidos. O Ministério da Justiça é a segunda pasta que mais expulsa servidores: foram 633 desde 2003. Eles ocupam essas posições no ranking feito com número absolutos e com números relativos, levando em conta a quantidade de servidores de cada pasta.


Cada ministério pode abrir um procedimento próprio para averiguar a possibilidade de expulsão de servidores, como ocorre na maioria das vezes. A CGU, no entanto, também pode conduzir o processo.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra