terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Procuradoria denuncia empresa pública ao STF


Vera  Batista
Correio  Braziliense     -     08/01/2013 





O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, entrou ontem com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI nº 4.895), no Supremo Tribunal Federal (STF), contra a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A medida é resultado do protesto de várias entidades de trabalhadores em instituições de ensino superior e de saúde.


Em novembro passado, diretores do Sindicato Nacional dos Docentes (Andes), da Federação dos Técnicos Administrativos (Fasubra) e da Federação dos Trabalhadores em Saúde e Previdência Social (Fenasps) entregaram ao procurador a proposta de Adin com documentos que comprovavam que a empresa pública agia de forma arbitrária para obrigar os hospitais universitários a fecharem convênios.

No argumento, Gurgel assinala que a Lei nº 12.550/2011 — que autoriza a criação da EBSERH, com personalidade jurídica de direito privado, vinculada ao Ministério da Educação (MEC) — fere a Constituição e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 


A empresa foi instituída com a finalidade de prestar serviços gratuitos de assistências médico-hospitalar, ambulatorial e terapêutica à comunidade acadêmica. Mas não pode prestar serviço público, em nome do Sistema Único de Saúde (SUS), nem contratar servidores e/ou trabalhadores temporários por meio de processo seletivo simplificado porque isso está em desarmonia com a Lei Orgânica do SUS e porque “ainda não há lei complementar que defina as áreas de atuação” da empresa.

Descompasso


Em relação à contratação de trabalhadores pela CLT, o procurador-geral da República ressalta que “está em descompasso com a atual parâmetro constitucional”. O ministro Dias Toffoli é o relator do caso no STF. A ação não especifica, no entanto, como ficarão os candidatos que se inscreveram para trabalhar na sede da empresa, em Brasília. No fim do ano passado, a EBSERH abriu concurso público para preenchimento de 253 vagas, em 30 áreas de atuação de níveis superior e médio, além de formação de cadastro de reserva, com salários entre R$ 1.841 e R$ 10.825. O prazo de inscrição se encerrou em 15 de novembro de 2012. As provas estão previstas para 20 de janeiro. O Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) é a entidade responsável pelo certame.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra