terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Servidor em estágio pode frequentar curso de formação


Consultor Jurídico     -     15/01/2013




A 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em decisão unânime, entendeu que é permitido afastamento remunerado a servidor público federal, mesmo em estágio probatório, para curso de formação para outro cargo na administração pública.


Ao analisar o caso, o relator convocado, juiz federal Cleberson José Rocha, citou o artigo 20, parágrafo 4, da Lei 8.112/1990, que prevê a possibilidade de afastamento do servidor público federal em estágio probatório para participar de curso de formação decorrente de aprovação em concurso para outro cargo na administração pública federal.


O juiz considerou ainda que "a jurisprudência desta Corte orienta-se no sentido de que, em homenagem ao princípio da isonomia, tal direito deve ser resguardado de igual modo quando se tratar de cargos da administração dos estados, Distrito Federal e municípios".


Na decisão, citou entendimento no mesmo sentido aplicado na Apelação em Mandado de Segurança 2002.34.00.000300-0/DF, de relatoria do desembargador federal Daniel Paes Ribeiro, da 6ª Turma, publicado no Diário de Justiça de 24 de fevereiro de 2003.

Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-1.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra