segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Órgãos públicos poderão ter que expor lei de acesso à informação


Agência Câmara Notícias     -     25/02/2013




Tramita na Câmara projeto que torna obrigatória a manutenção em órgãos públicos e autarquias, em local visível e de fácil acesso ao público, de exemplar da lei de acesso à informação (Lei 12.527/11). De acordo com a proposta (PL 4819/12), do deputado Miguel Corrêa (PT-MG), os responsáveis pelo descumprimento da lei poderão ser punidos com advertência, suspensão, destituição do cargo em comissão ou destituição de função comissionada.


O autor argumenta que a proposta contribuirá para dar publicidade à lei de acesso à informação. “O cidadão só pode exercer plenamente sua liberdade de escolha se tiver a oportunidade de acesso à informação”, afirma.


“Desse modo, pode controlar seus dirigentes, fazer críticas e propostas, julgar e escolher. 


Mas para isso, é necessário ter acesso a informações completas, verídicas e de qualidade. 

Sem acesso às informações que o Estado detém, não podemos dizer que vivemos em uma democracia completa”, acrescenta ainda Miguel Corrêa, citando a Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital.

Tramitação


O projeto tramita em caráter conclusivo e será examinado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra