sábado, 18 de maio de 2013

Prova do MPU garantida


Bárbara Nascimento e Ana Carolina Dinardo
Correio Braziliense      -      18/05/2013




Justiça indefere pedido de Liminar contra concurso. Os mais de 283 mil candidatos fazem os exames amanhã

O Tribunal Regional da Ia Região (DF) indeferiu, ontem, o pedido feito por entidades de classe para suspender o concurso do Ministério Público da União (MPU). Com isso, os 283.178 candidatos inscritos poderão disputar amanhã as 147 vagas de níveis médio e superior para a instituição. A decisão deve ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias.

No último dia 13, a Associação dos Servidores do Ministério Público Federal (ASMPF) e o Sindicato Nacional dos Servidores do MPU (Sinasempu) protocolaram um mandado de segurança na 22a Vara Federal do Distrito Federal solicitando a suspensão do certame. O motivo apontado seria a suposta inconstitucionalidade da Portaria n° 122 — assinada este ano pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel —, que modifica a nomenclatura e as atribuições para os cargos de analista e de técnico do MPU. A nova norma foi utilizada na elaboração do edital para a seleção de amanhã.

Dessa forma, segundo apontaram as entidades no mandado, o quadro de pessoal do MPU teria funcionários com os mesmo cargos, mas com atribuições diferentes, fato que "quebraria a necessária unidade da carreira". Segundo a juíza que analisou o pedido, para conceder a suspensão, a situação teria de apresentar fundamento relevante ou a possibilidade de lesão irreparável ou de difícil reparação. "No presente caso, não vislumbro a concorrência dos requisitos mencionados", citou ela na decisão.

A constitucionalidade da Portaria n° 122 é analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), também a pedido das associações de servidores. Com isso, segundo a juíza, caso a Corte opte pela anulação do texto, os aprovados no atual processo seletivo passarão a ser regidos pela norma anterior, à qual são submetidos os demais servidores do Ministério Público.

Seleção

A decisão é um alívio para os milhares de concurseiros que farão as provas amanhã. A concorrência para o certame promete ser acirrada: são 1.926 candidatos por vaga. Os salários em jogo são de R$ 7,5 mil e R$ 4,5 mil, para o nível superior e o técnico, respectivamente. O operador audiovisual Lucas Di-no de Sousa, 26 anos, espera que os seis meses de dedicação aos estudos não sejam em vão. "Na última semana, fique um pouco tenso, mas, agora, estou mais tranqüilo e preparado", afirmou. Às vésperas da prova, ele vai apenas fazer uma revisão nas matérias. "Não quero estudar tantas horas, como venho fazendo, porque preciso descansar a mente (para o exame)."

O professor Emerson Caetano, da Vestconcursos, disse que essa é uma estratégia mais eficaz. "É bom evitar aprender algo novo ou até mesmo tentar captar o que não abstraiu muito bem. O ideal é reler anotações de caderno, ativar a memória", afirmou. O diretor-presidente do GranCursos, José Wilson Granjeiro, orientou quanto aos cuidados antes dos testes. "É importante separar atentamente os documentos, como carteira de identidade e cartão de confirmação de prova, além de levar uma caneta extra", alertou

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra