terça-feira, 20 de agosto de 2013

Procuradores asseguram descontos na folha de pagamento de servidores grevistas do DNIT no Pará e Amapá


AGU     -     20/08/2013




A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou, na Justiça, descontos na remuneração dos servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Pará e Amapá pela participação em greve iniciada em junho deste ano.

No caso, o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no estado do Pará (Sindsep/PA) acionou a Justiça para suspender os descontos na remuneração. Os procuradores federais defenderam, no entanto, que a autoridade apontada pela entidade, o Superintendente Regional do DNIT nos estados do Pará e Amapá, não detém a competência para a prática do ato impugnado.

As unidades da AGU explicaram que, dentro da estrutura organizacional do DNIT, compete à Diretoria de Administração e Finanças, por meio da Coordenadoria Geral de Recursos Humanos, a ela subordinada, as ações relacionadas ao pagamento de pessoal, de acordo com o Regime Interno da Autarquia.

No mérito, os procuradores sustentaram que a decisão administrativa pelos descontos dos dias parados dos salários dos grevistas tem respaldado no princípio universal de que a remuneração pressupõe contraprestação de serviço, até porque o movimento grevista implica na suspensão do contrato de trabalho.

Por fim, destacaram que o referido desconto teria justificativa na vedação do enriquecimento sem causa, por não ser compatível com o ideal de Justiça, que não admite que alguém "se locuplete às custas do injusto sacrifício de outrem, sobretudo quando o sacrificado é o próprio Estado, representante do interesse de toda a coletividade".

A 2ª Vara da Seção Judiciária do Estado do Pará acolheu os argumentos das procuradorias da AGU e negou o pedido do Sindicato "Não é dado atribuir-se a prática do ato lesivo na (nem mesmo em cumprimento a ordens superiores, como consectário do poder hierárquico) já que os documentos de fls. 111 e 113 comprovam que os descontos impugnados foram executados diretamente pela Coordenadoria Geral de Recursos Humanos, órgão competente dentro da estrutura organizacional da entidade, forçoso, portanto, o reconhecimento da ilegitimidade passiva ad causam da autoridade apontada como coatora in casu", destacou o magistrado em sua decisão.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra