sábado, 24 de agosto de 2013

Servidores das Agências Reguladoras rejeitaram proposta do governo


BSPF     -     24/08/2013




Reunidos em Assembleia Geral Deliberativa do Sinagências no Distrito Federal, na noite de sexta-feira (23), os servidores das Agências Reguladoras rejeitaram a proposta governamental, ofertada no mesmo dia, à tarde, de reajuste linear baseado nos 15,8% mais a extinção da Gratificação de Qualificação - GQ, atingindo o percentual de 19,1%, sem subsídio. A atividade ocorreu no estacionamento da Anvisa.

Após a leitura do edital da assembleia, o presidente do Sinagências, João Maria Medeiros de Oliveira, fez uma avaliação da evolução das negociações desde o ano passado, enfatizando que ao longo desses meses “procuramos em todas as etapas corrigir distorções, elevando o especialista em regulação ao máximo (próximo ao ciclo de gestão); tentando garantir a paridade das áreas meio e fim; elevar o PEC com a carreira; e elevar o percentual de aproximação entre os níveis intermediário e superior”. João lembrou que salário inicial é atraente, mas “o problema vem depois, com o passar do tempo”.

O presidente do Sinagências esclareceu que até ontem à noite, provavelmente, o governo apresentaria dois cenários para avaliação na reunião de hoje. O primeiro seria o reajuste linear de 19,1% para todos e sem subsídio; o segundo previa a volta do subsídio, mas sem os 19,1% (seria outro percentual). O governo recuou e apresentou apenas a primeira proposta.

Diante disso, o Comando Nacional de Mobilização orientou a rejeição da proposta, até para ter mais tempo de articular uma alternativa, última tentativa, mais à frente, após a realização das assembleias - que ocorrerão em todo o país.

Giulio Cesare, dirigente da Fenasps, lembrou que “o governo quer nos dividir mais uma vez. É só verificar os dados. Não entramos em greve em 2012 por reajuste linear”. Giulio disse ainda que o governo não apresentou nada por escrito, nenhuma tabela, nenhum estudo. “O PEC não aceita e crê que pode melhorar a proposta, mas temos que caminhar juntos, sem divisões”, advertiu.

Na mesma linha de raciocínio, o dirigente do Sinagências Yuri Queiróz enfatizou que para “fortalecer a nossa identidade como categoria, temos que construir um posicionamento coletivo”. Alessandro Belisário, da Univisa, ressaltou que o governo desconsiderou “a nossa demanda pelo subsídio, não apresentou tabelas e está, no fundo, jogando conosco”.

Após a votação, João Maria disse que a rejeição da proposta do governo significa a “nossa dignidade. O subsídio tem que vir e vai ser agora”, resumiu.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra