sábado, 25 de fevereiro de 2017

Planejamento publica diretrizes sobre funcionamento do TáxiGov


BSPF     -     25/02/2017




Taxista terá até 15 minutos para comparecer ao local e aguardará usuário por até 10 minutos

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) publicou, nesta quinta-feira (23), a Instrução Normativa nº 2/2017 que estabelece diretrizes e procedimentos do TáxiGov, novo modelo de transporte para servidores e colaboradores do Poder Executivo Federal, em deslocamentos a trabalho no Distrito Federal e entorno. A norma regulamenta atribuições e responsabilidades dos usuários e órgãos, além de definir os instrumentos de adesão e descentralização de créditos orçamentários e recursos financeiros. Aborda, ainda, regras de custeio, limite de despesa, instruções relacionadas à solicitação, execução e confirmação do serviço.

Para a utilização do Táxigov, os órgãos deverão firmar Termo de Adesão (TA) e Termo de Execução Descentralizada (TED) com o MP, responsável por firmar os contratos com o fornecedor. As autarquias e fundações também poderão utilizar o serviço a partir da adesão à Ata de Registro de Preços nº 02/2016.

Os usuários poderão solicitar o transporte por meio de aplicativo para smartphone, via web ou por Central de Atendimento. Os táxis habilitados estarão disponíveis 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados – havendo possibilidade de agendamento de data e horário. Toda solicitação de transporte poderá ser acompanhada em tempo real, desde o início até o encerramento. As corridas realizadas estarão disponíveis aos gestores em relatórios gerenciais.

Atualmente, os ministérios têm um gasto anual de R$ 32 milhões com serviço de transporte de uso administrativo e são realizadas, aproximadamente 490 mil corridas no período. Com a utilização do táxi, a proposta é reduzir em até 60% as despesas nessa área – a economia estimada é de R$ 20 milhões ao ano. Os órgãos poderão expedir normas operacionais complementares ao disposto na Instrução Normativa nº 2/2017, regulando situações específicas. O TáxiGov está em fase de testes na Secretaria de Gestão do MP desde o dia 13 de fevereiro e o início da utilização nos demais ministérios será gradativa.

 Orientações para o usuário do TáxiGov

Cada usuário será cadastrado e utilizará senha pessoal definida no primeiro acesso, podendo ser alterada a qualquer momento.

O taxista terá até 15 minutos, após confirmada a solicitação da corrida, para comparecer ao local de início do transporte e aguardará o usuário por até 10 minutos.

Desde que não iniciada a execução da corrida, o usuário poderá cancelar sua solicitação a qualquer momento, justificando a não realização do serviço.

O usuário é responsável pela verificação do acionamento (que deverá ocorrer somente após o embarque) e do enceramento do taxímetro, e pelo seu encerramento.

O usuário deverá avaliar o serviço, atentando se o motorista foi cortês, respeitoso e prestativo. É importante observar, também, condições de conforto, segurança e higiene do veículo, em até 72 horas do encerramento da corrida.

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra