Florianópolis, 27/3/2009 - No encerramento da Etapa Sul da Conferência Nacional de Recursos Humanos, realizada em Florianópolis dos dias 25 a 27 de março, a secretária-adjunta da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Maria do Socorro Mendes Gomes, disse que para que o Brasil consiga solucionar problemas históricos, é necessário que o país conte com um Estado forte e preparado para prestar um serviço de qualidade para os cidadãos.
“Precisamos contar com um Estado forte, preparado para garantir a todos os cidadãos os seus direitos. Ainda temos muito a caminhar, e queremos que todo servidor tenha a possibilidade de nos ajudar a construir um Estado cada vez melhor”, avaliou a secretária-adjunta. Na opinião dela, as conferências tem o objetivo de promover discussões acerca de como se pode construir uma política de recursos humanos eficiente e capaz de gerar efeitos nos serviços prestados à sociedade.
Além disso, Maria do Socorro afirmou que as conferências proporcionam ao servidor a possibilidade de conhecer o modelo de gestão ao qual estão submetidos. “É muito importante que o servidor saiba como funciona o modelo que usamos para administrar sua vida funcional. É importante que ele saiba como negociamos e como procuramos sanar os problemas relativos à sua carreira e tentar promover um ambiente de trabalho de qualidade para o exercício de suas funções”, destacou.
A Etapa Sul da conferência reuniu 200 pessoas entre servidores, sindicalistas e representantes da sociedade civil organizada. Durante três dias, os participantes assistiram a painéis e participaram de oficinas opinativas que servirão para a construção da pauta a ser discutida na Conferência Nacional de Recursos Humanos, que ocorrerá em Brasília de 6 a 9 de julho deste ano, com a participação de 1.500 pessoas.
Na semana que vem, São Bernardo do Campo (SP) vai receber a segunda Etapa Sudeste da Conferência Nacional de Recursos Humanos. O evento deve reunir 200 pessoas do dia 1º ao dia 3 de abril, na Universidade Federal do ABC (UFABC).
A conferência em São Bernardo do Campo abordará os temas Democratização das Relações de Trabalho; Carreiras; Gestão por Competência e Avaliação de Desempenho; Saúde, Previdência e Benefícios do Servidor; e Sistemas e Processos em Gestão de Pessoas.
Além da secretária-adjunta de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Álvaro Tobes Prata, também participou da cerimônia de encerramento da conferência.