sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Compra de imóvel facilitada para a UnB

Autor(es): Adriana Bernardes
Correio Braziliense - 30/10/2009


Caixa Econômica cria linha de financiamento especial destinada a
servidores e professores da universidade com juros mais baixos que os do mercado


A partir de agora professores e servidores da Universidade de Brasília (UnB) terão uma linha de crédito especial para financiar a compra da casa própria. A instituição de ensino assinou um convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) na última quarta-feira. O banco vai liberar até R$ 500 mil pelo Sistema Financeiro da Habitação. A taxa de juros está abaixo das aplicadas pelo mercado: 8,2% ao ano.

Os interessados poderão financiar a compra de casas e apartamentos novos, usados ou na planta. Donos de terrenos têm a opção de pegar o empréstimo para construir o imóvel e pagar pela mão de obra. O financiamento pode ser pago em até 30 anos (veja quadro).

Não foi feito um estudo de demanda para saber quantas pessoas têm interesse em fazer o empréstimo. Mas diariamente a UnB recebe, em média, quatro pedidos de professores querendo alugar apartamentos. A instituição tem cerca de 1.850 docentes e 2 mil
servidores do quadro. Desse total, aproximadamente 699 moram em apartamentos funcionais da instituição pelos quais pagam um valor de aluguel abaixo do cobrado pelo mercado.

O secretário de Empreendimentos Imobiliários e de Gestão do Patrimônio da UnB, José Augusto Sá Fortes, explicou que, entre as vantagens da linha de crédito, está o fato de o dinheiro poder ser usado para comprar imóveis em outras cidades fora do Distrito Federal. “Isso é bom para os aposentados, pensionistas e inativos. Por conta do custo de vida alto em Brasília, muitos venderam tudo o que tinham aqui e migraram para outras cidades do Entorno”, disse.

O convênio assinado pela UnB seguiu o protocolo de financiamento para
servidores públicos, firmado entre o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão e a CEF. “A vantagem para quem contrai esse tipo de empréstimo é que a taxa de juros é a menor do mercado e 100% do imóvel será financiado. Para atendimentos no nosso balcão, financiamos 80% ou 90% do valor pretendido”, explicou Edalmo Porto Rangel, superintendente Regional da Caixa em Brasília.

As condições especiais têm duas explicações. A prestação é descontada em folha e, como o contratante é
servidor público, tem estabilidade. Duas condições que reduzem o risco de inadimplência praticamente a zero, segundo Rangel. Mesmo quem não tiver conta na Caixa, terá benefícios. A diferença é que a taxa de juros é um pouco maior.

Política habitacional
Uma das razões para a assinatura do convênio com a Caixa é a tentativa da reitoria da UnB em oferecer uma política de moradia para os
servidores e professores. Atualmente, a universidade tem 1.469 imóveis, sendo 699 funcionais e 770 de mercado. Desse total, 819 unidades habitacionais estão ocupadas por professores. “A nova administração tem interesse em criar uma política habitacional para servidores. Hoje o que temos é uma política ocupacional. O reitor está tentando traçar diretrizes para que as pessoas tenham condições de comprar seus imóveis”, explicou José Augusto Fortes.

A Caixa e a UnB firmaram outra parceria. A CEF vai financiar a construção do Bloco A do Centro de Vivência, que custará R$ 1,7 milhão. Em troca, a universidade vai ceder o espaço onde funcionará a sede da agência do banco na instituição.



O número

699
Total de professores da UnB que moram em apartamentos funcionais

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra