sábado, 31 de outubro de 2009

Gabinetes devem manter cargos

Jornal Coletivo - 30/10/2009

FGV só prevê redução de postos comissionados a partir de 2011, após eleição da nova Mesa Diretora da Casa

A proposta de reforma administrativa do Senado, elaborada pela Fundação Getulio Vargas e entregue, ontem, aos senadores, só prevê a redução do número de funcionários comissionados nos gabinetes a partir de 2011, após a eleição da nova Mesa Diretora. A proposta também não diminui o número de cargos vinculados à Direção Geral, que teve no centro da crise do Senado.
Pela proposta não haverá, inicialmente, corte de comissionados, que são, em sua maioria, indicações políticas e não prestaram concurso. A reforma administrativa modificará, após sua aprovação pelo plenário, que deve ocorrer até o final do ano, a estrutura dos cargos, com a diminuição das funções em comissão, que são aquelas ocupadas por servidores efetivos. Essas passarão das atuais 180 para sete.


De acordo com o diretor-geral adjunto do Senado, Luciano de Souza Gomes, o foco inicial da proposta de reforma administrativa da FGV era mudar a estrutura administrativa apenas. “Essa parte da estrutura dos cargos em comissão dos gabinetes será feita em uma segunda etapa. A primeira foi só para arrumar a estrutura administrativa da Casa.”

Atualmente, cada senador tem direito de contratar como secretário parlamentar até 13 funcionários com salário máximo. No entanto, o parlamentar pode dividir a verba e contratar até 53 funcionários. Pela reforma, o senador não poderá ter em seu gabinete número superior a 25 funcionários comissionados. Essa mudança, segundo Gomes, não representará uma economia substancial no valor gasto pelo Senado. A diminuição, observou, será relativa aos encargos sociais, como vale alimentação e assistência médica, por exemplo. Em relação à Diretoria Geral, a FGV não recomendou mudanças. Ao todo, o órgão poderá manter em sua estrutura o total de 112 funcionários.

Fantasmas com os dias contados

Os servidores do Senado têm até a próxima quarta-feira (4) para se recadastrarem na Casa, já que houve prorrogação do prazo para dar mais uma chance aos atrasados. Na verdade, a medida é uma ofensiva aos funcionários fantasmas. Tanto que, quem não se recadastrar terá o salário suspenso, conforme avisou o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e por fim, caso não se manifeste, determinará a demissão sumária. A punição deve ser anunciada a partir do resultado dos trabalhos da comissão de sindicância, que será instalada na próxima semana. O Senado quer descobrir qual é o perfil dos 88 funcionários que não acessaram o sistema para efetuar o cadastramento. A expectativa do presidente José Sarney é de que com a suspensão dos pagamentos de salários provavelmente os funcionários se manifestem.





Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra