sexta-feira, 16 de abril de 2010

PROJETO PROPORÁ AO CONGRESSO REGULAMENTAÇÃO DA NEGOCIÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO


Sítio do Servidor Público

Brasília - 15/04/2010


O secretário de recursos humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, informou hoje que o governo vai encaminhar dentro dos próximos meses ao Congresso Nacional um projeto de lei regulamentando o tratamento dos conflitos nas relações de trabalho entre Estado e servidores.

O objetivo é definir regras claras e consolidadas no ordenamento jurídico do País, como desdobramento da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), um tratado jurídico assinado pelo Brasil em 1978 e que foi ratificado na quinta-feira passada (dia 8) pelo Congresso, atendendo a solicitação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Paiva presidiu nesta quinta-feira a mesa do 1º Encontro Presencial do Curso de Pós-Graduação em Negociação Coletiva, realizado na ENAP – Escola Nacional de Administração Pública.

A solenidade foi transmitida simultaneamente para seis pólos: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Belém e Recife. Também participaram do encontro a presidente da Fundação Enap, Helena Kerr, e o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos Alexandre Netto.

O curso, em nível de especialização, reúne cerca de 600 alunos nos sete polos. É uma iniciativa da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (SRH/MP), em parceria com a UFRGS.

Segundo explicou Duvanier, o curso se relaciona com o encaminhamento que a SRH está fazendo de consolidação da democratização das relações de trabalho. “Achamos de extrema importância o meio acadêmico tratar do tema e ajudar a criar na Administração Pública Federal uma cultura da negociação como instrumento de gestão”, afirmou.

Na visão da presidente da Enap, o curso é inovador não apenas por envolver uma parceria do Governo Federal com uma instituição de ensino superior, mas pelo tema. “O reconhecimento da negociação coletiva, como preconiza a Constituição, só será possível se o Estado se preparar para esse processo, construindo as competências dos servidores: que saibam escutar, reconhecer a legitimidade do conflito, se preparar para criar ambientes de pactuação”, disse ela.

Essas são competências que, segundo frisou a dirigente da Enap, não foram ministradas nas graduações iniciais no meio acadêmico. “Como o Brasil negou durante muito tempo a negociação no serviço publico, as administrações não prepararam pessoas para essa tarefa nova”, completou.

CONSULTA PÚBLICA

Dada a importância que o projeto de regulamentação da negociação coletiva tem, tanto para a Administração Pública quanto para os servidores, o texto a ser encaminhado ao Congresso Nacional deverá, segundo informou a diretora do Departamento de Relações de Trabalho da SRH/MP, Marcela Tapajós e Silva, ser colocado em consulta pública pela Internet, nas páginas do Ministério do Planejamento, para que toda a sociedade o conheça e possa dar sugestões.

O projeto ainda está em debate, mas o secretário Duvanier adiantou tratar-se de uma lei geral de princípios, envolvendo o tripé Negociação Coletiva na Administração Pública/Garantia de exercício do mandato sindical/Regulamentação do exercício do direito de greve.

Esse direito, destacou o secretário, é uma imposição constitucional. “O servidor, desde 1998, tem o direito de fazer greve e de se organizar em sindicatos, mas há uma lacuna na legislação com referência à negociação”.

A diretora Marcela Silva lembrou que já existem hoje no Congresso vários projetos em tramitação sobre o tema.

“Acho que todos devemos fazer um grande esforço para buscar uma solução de consenso”, comentou a diretora. “Como já estamos em um processo bastante maduro em relação a isso, acreditamos que em breve poderemos colocar a proposta em consulta pública. Possivelmente ainda este mês o projeto estará disponível na internet”.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra