quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Publicado no Diário Oficial da União Decreto que aprova a estrutura regimental e quadro demonstrativo de cargos em Comissão da Advocacia-Geral


AGU - 15/12/2010


Decreto publicado esta semana no Diário Oficial da União oficializa a estrutura regimental da Advocacia-Geral da União (AGU). Além de organizar a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão da Instituição, o Decreto 7.932/2010 também aprova o Quadro dos Cargos em Comissão da Procuradoria-Geral Federal e remaneja cargos em comissão para a AGU e para a Procuradoria-Geral da União.

"Trata-se do primeiro decreto de estrutura regimental da AGU", explica a advogada ad União Tania Patricia Vaz, da Adjuntoria de Gestão Estratégica. Segundo ela, o documento tem grande importância para a "boa gestão da Instituição, conferindo transparência e facilitando o controle pelas áreas responsáveis".

O Decreto define a estrutura de cargos de cada um dos órgãos que compõe a Advocacia-Geral. Além disso, detalha as competências previstas na Lei Orgânica da AGU (Lei Complementar n.º 73/1993). As medidas conferem maior segurança institucional, alocando os cargos e definindo suas atribuições, relacionadas às competências do órgão ad AGU onde é exercido.

Com a aprovação da Estrutura Regimental e do Quadro Demonstrativo dos Cargos, passa a haver uma garantia maior de que o cargo comissionado conta, efetivamente, com um conjunto de atribuições que justificam sua existência dentro da estrutura da AGU.

A partir do Decreto não houve criação de cargos comissionados, mas simples alocação dos mesmos dentro da AGU. Segundo Tania Vaz, à exceção dos cargos criados recentemente pela Lei nº 12.278, todos os cargos constantes do Anexo II já estão na estrutura da Advocacia-Geral da União. "O que houve foi a consolidação de uma estrutura organização já existente", ressalta.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra