segunda-feira, 28 de março de 2011

Fasubra adia greve dos servidores técnicos das universidades federais


Agência UNB    -    28/03/2011

Prevista para começar nesta segunda-feira, paralisação por salários vai ser negociada com Ministério do Planejamento em reunião no dia 14 de abril
A greve dos servidores técnico-administrativos das universidades federais, prevista para esta segunda-feira, 28 de março, foi adiada por pelo menos duas semanas. Em plenária no último sábado, representantes da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra) decidiram, por 64 votos contra 57, montar um novo calendário de paralisação. Reunião com o Ministério do Planejamento em 14 de abril será decisiva para os novos rumos da mobilização.
Cerca de 130 delegados, de diversas universidades públicas brasileiras, compareceram à plenária que começou às 9h, no auditório Dois Candangos, na Universidade de Brasília. A pauta foi a exigência da categoria de aumento do piso salarial para três salários mínimos – hoje é de R$ 1.035 – e a captação de recursos para o aprimoramento da carreira nos próximos anos. “Vamos manter a mobilização até a próxima negociação com o governo”, contou o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação UnB (Sintfub), Mauro Mendes.
Para ele, a decisão foi a mais inteligente para o momento. “Parte das maiores universidades do país não havia aprovado o indicativo para o dia 28 de março (hoje)”, observou ele, citando a federais do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Os servidores da UnB, no entanto, haviam aprovado o indicativo de greve em assembleia na última quinta-feira, 24 de março. No encontro, a grande maioria dos cerca de 100 técnicos votaram por seguir o movimento iniciado pela Fasubra (leia mais aqui). 
Apesar da sinalização favorável à paralisação, os três representantes do sindicato da UnB abstiveram-se durante a votação na plenária de sábado. “Não quisemos nos posicionar contra ou a favor agora, pois consideramos que o momento é de avaliação”, disse Mauro. A decisão da Fasubra será debatida em nova assembleia do Sintfub, marcada para às 9h desta terça-feira, 29 de março, na praça Chico Mendes."Vamos discutir com a categoria, mas devemos seguir alinhados com a Fasubra".
CAUTELA – O coordenador-geral do Sintfub Antônio Guedes destacou a peculiaridade que envolve a UnB diante da possibilidade de uma nova greve dos servidores. “Estamos vindo de uma paralisação de seis meses ano passado, a mais longa da história do país”, lembrou. Guedes destacou ainda a mudança no calendário acadêmico de 2011 por conta da greve. “As aulas só começaram em 21 de março. É preciso cautela e tranquilidade antes de uma nova paralisação”, alertou o servidor.
Cautela é também o que a Fasubra espera do governo federal no encontro do próximo dia 14, convocado pelo próprio Ministério do Planejamento. “Esperamos também empenho e disposição para abrir uma agenda de negociações”, conta o coordenador-geral da Federação, Paulo Henrique Rodrigues. Segundo ele, caso não haja entendimento na reunião, a Fasubra vai lançar uma nova data para o indicativo de greve: 25 de abril.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra