quarta-feira, 11 de maio de 2011

Procuradorias revertem decisão que condenou Dnocs a realizar complementação indevida em salário de servidor órgão



AGU   -    11/05/2011




A Advocacia-Geral da União (AGU) reverteu, na 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais de Pernambuco, decisão que condenava o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) a pagar de forma indevida a um servidor do órgão, complementação salarial prevista no art. 9º da Lei 11.314/2006. 

O autor da ação pretendia receber a vantagem no percentual de 70% ou 100% do seu vencimento básico. Para isso, alegou a ocorrência de lesão à coisa julgada e à isonomia, na medida em que o cumprimento do Acórdão 2.161/05, do Tribunal de Contas da União (TCU) teria diferenciado os salários dos servidores, prejudicando aqueles que obtiveram pronunciamento favorável da Justiça do Trabalho e não optaram pela sistemática remuneratória trazida pelo Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE).

O juízo da 14ª Vara Federal de Pernambuco reconheceu a situação de desigualdade entre os servidores do Dnocs. De acordo com a sentença, se a Lei nº. 11.314/06 buscou resolver a controvérsia remuneratória entre os servidores do Dnocs, a interpretação do pronunciamento do TCU não poderia levar a parâmetros desiguais de cálculos entre servidores de um mesmo órgão. Com base nessas considerações, o magistrado condenou o Departamento a pagar ao autor a complementação salarial prevista no art. 9º da Lei 11.314/2006, no percentual de 70% ou 100%, dependendo do cargo.

A Procuradoria Regional Federal da 5ª Região (PRF5) e a Procuradoria Federal (PF) junto ao Dnocs recorreram argumentando que o servidor da autarquia, beneficiário de decisão judicial transitada em julgado que havia garantido a ele o direito à percepção da "complementação salarial" prevista no Decreto-lei nº. 2.438/88, não poderia continuar a vantagem no percentual de 70% ou 100% do vencimento básico. Os procuradores lembraram que a Lei nº. 11.784/08 modificou composição de seus vencimentos, inclusive abrangendo o aumento do valor do vencimento básico e a criação de uma nova gratificação, a GDPGPE. 

As procuradorias defenderam para o caso, a aplicação do Acórdão nº 2.161/2005, do TCU, segundo o qual a majoração da "complementação salarial" somente poderia ocorrer por ocasião dos reajustes normais dos servidores públicos federais, já que o autor da ação não fez a opção prevista na Lei nº. 11.314/06, para recebimento da vantagem nos moldes então instituídos.

O juízo relator acolheu os argumentos das procuradorias, e a 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais de Pernambuco, por maioria, acatou o recurso, reformando a decisão do juízo de primeiro grau. 

A PRF5 e a PF/Dnocs são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra