sábado, 27 de julho de 2013

Dnit: a greve continua


Vera Batista
Correio Braziliense     -     27/07/2013




Os servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT) decidiram, ontem, manter a greve por tempo indeterminado, mesmo depois de a Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias (Aneor) ter argumentado que deixou de receber o equivalente a R$ 1 bilhão desde o início da paralisação, em 25 de julho. Em resposta, os trabalhadores lembraram que, antes de cruzarem os braços, avisaram sobre o possível impacto nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sobretudo em rodovias federais, mas que o governo, segundo eles, preferiu manter o impasse.

Josemilton Costa, secretário- geral da Confederação Nacional do Servidores (Condsef), contou que até o ministro dos Transportes, César Augusto Borges, se comprometeu a conversar com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, sobre um novo acordo para a categoria, que está sem aumento desde 2008. “Ela insiste no reajuste de 15,8%, parcelado em duas vezes (2014 e 2015)”, disse Costa.

Dados da Aneor, com base nas informações de suas associadas, apontam que o quadro é crítico e vem se agravando pela falta de pagamento para manter os canteiros de obra funcionando. As empresas têm dificuldade de honrar os compromissos com salários e encargos. Por outro lado, os trabalhadores contam que o Ministério do Planejamento e a direção do Dnit, em vez de negociarem, ameaçam cortar o ponto, embora a categoria esteja cumprindo as determinações jurídicas e o movimento não tenha sido considerado ilegal pela Justiça.

 “Em repúdio às tentativas do governo de enfraquecer a greve, os servidores estão dispostos a entregar cargos comissionados caso processos de assédios, perseguição e exoneração continuem ocorrendo”, assinalou Costa. Atendendo determinação judicial, a categoria segue mantendo a execução de 50% dos serviços essenciais.

Acompanhe o noticiário de Servidor público pelo Twitter


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra