Agência Senado
- 14/05/2014
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realizou
audiência pública nesta quarta-feira (14) para ouvir as críticas dos
representantes dos funcionários dos institutos de federais de educação à forma
como essas instituições têm sido geridas. Para o Sindicato Nacional dos
Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe),
há falta de democracia e de transparência em grande parte dos quase 700 campi
espalhadas por todo o país.
Marco Antonio Vezzani, coordenador de Política e Mobilização
Sindical da seção do Distrito Federal do Sinasefe, relatou problemas como falta
de representatividade nos conselhos superiores das instituições, falta de
critérios claros para a escolha de membros dos conselhos de ética,
irregularidades nas eleições de diretores de campi e de reitores e
desobediência às normas que regem os institutos de educação.
Samanta Lopes Maciel, coordenadora geral do Sinasefe, reforçou
as críticas dizendo que têm sido nomeados diretores e reitores inaptos do ponto
de vista técnico, pedagógico e político. Ela denunciou a prática de assédio
moral contra funcionários das instituições, especialmente aqueles envolvidos em
atividades sindicais.
O representante do Ministério da Educação, Oiti José de
Paula, disse que praticamente todos os reitores empossados foram eleitos por
maioria de votos, dentro das regras vigentes, e que nos casos em que houve
intervenção do ministério isso ocorreu por determinação da Justiça.
- Temos alguns casos pontuais em que tivemos problemas, mas
são pontuais.
O senador Paulo Paim (PT-RS), que presidiu a reunião, disse
que sugerirá ao Ministério da Educação que faça uma reunião para mediar os
conflitos específicos citados durante a audiência e para tratar das denúncias
de assédio moral. Ele também recomendou
a reabertura das negociações com os sindicatos dos servidores das
instituições federais que estão em greve neste momento em todo o país. Para o
senador, os institutos federais devem ser cada vez mais transparentes,
democráticos e participativos.