BSPF - 11/10/2017
Já está disponível nas principais lojas virtuais o
Aplicativo do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A nova ferramenta
permite que servidores de órgãos públicos que aderiram ao SEI assinem e
tramitem eletronicamente documentos e processos por meio de dispositivos
móveis, como celulares e tablets. Para que os servidores possam utilizar o
aplicativo é necessário que o órgão em que trabalham faça instalação da versão
3.0 do SEI.
Para os órgãos que utilizam a versão anterior do SEI e têm
interesse em utilizar os recursos mais atuais que a ferramenta permite, basta
acessar o Manual de Instalação disponível aqui. O aplicativo do SEI pode ser
baixado gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e Apple Store. Se a
instituição ainda não iniciou a implantação do SEI, é necessário seguir as
orientações para adesão que estão disponíveis na página
http://www.planejamento.gov.br/pensei/como-aderir.
O aplicativo foi criado por meio de parceria entre os
ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento, e com apoio do Tribunal
Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O TRF4 foi o órgão que criou e cedeu
gratuitamente o SEI para o Governo Federal. Hoje o SEI é a ferramenta oficial
do Governo Federal para implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN) e
reduziu gastos nos 111 órgãos e entidades federais que já aderiram ao sistema.
Por intermédio da gestão eletrônica, o SEI elimina trâmites em papel,
resultando em mais celeridade nos processos de trabalho, na atualização de
informações em tempo real, além de promover transparência.
“O SEI já está presente em quase toda a Administração
Pública, amparando-se em características como: inovação, economia do dinheiro
público, transparência administrativa, compartilhamento do conhecimento
produzido e sustentabilidade”, completa Marcelo Pagotti, secretário de
Tecnologia da Informação e Comunicação do MP.
Fonte: Convergência Digital