quarta-feira, 21 de março de 2018

Gestão de pessoal, memória da Administração e recomendações do TCU



Canal Aberto Brasil     -     21/03/2018




A Administração Pública tem buscado, cada vez mais, mecanismos de avaliação e de aprimoramento dos serviços públicos e da relação com os seus destinatários. A comunicação entre Poder Público e cidadãos é mecanismo necessário para se garantir, não somente uma prestação de serviços públicos satisfatória, mas também a busca da excelência que exige adequação à rápida evolução tecnológica e, entre outros desafios, a gestão dos recursos humanos.

A obtenção e manutenção de um quadro de servidores capacitados e motivados constitui finalidade primordial a ser sustentada pelos órgãos públicos que, por sua vez, são avaliados em relação a sua eficiência por uma sociedade cada vez mais consciente de seu papel  e também do Estado contemporâneo. O desafio que se impõe, nesse contexto, é verificar os principais entraves no desenvolvimento do pessoal que atua nos órgãos públicos.

No seu dever de avaliar a eficiência da aplicação dos recursos públicos e da máquina pública, o Tribunal de Contas da União – TCU observa a gestão de recursos humanos, atento também à memória dos órgãos. São os servidores que detêm a capacidade de transmitir a cultura organizacional e de desenvolver formas de atuação cada vez mais eficientes. Afinal, são eles que atuam no dia a dia das repartições públicas.

Durante a análise da Prestação de Contas do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil referente ao ano de 2015, o Tribunal de Contas observou uma perda da memória do órgão em razão da situação dos profissionais que ali atuavam:

Considerando o déficit de gestão de conhecimento no Ministério dos Transportes, uma vez que: (i) 606 dos 841 servidores que compreendem o quadro de pessoal efetivo daquele órgão estão concentrados na faixa etária acima de 50 anos, tendo como média geral a idade de 54 anos, o que denota envelhecimento rápido da força de trabalho e possível redução de servidores ativos em futuro próximo; e (ii) os servidores mais antigos se aposentam e a bagagem de conhecimento é repassada para mão de obra composta por estagiários e terceirizados, cuja presença no serviço público é temporária, agravando mais ainda os problemas relacionados à gestão de pessoal, podendo comprometer gravemente o cumprimento da missão institucional ao longo do tempo e os objetivos estratégicos em médio e longo prazo;¹

Diante da realidade exposta, o TCU determinou uma série de recomendações ao Ministério a fim de, ao menos, mitigar a situação. As recomendações representam um reconhecimento do importante papel desempenhado pelos servidores públicos efetivos. Assim determinou:

1.7.1.1.ordene e formalize institucionalmente as rotinas e procedimentos do controle interno da área de pessoal, entre outros, em especial quanto ao acompanhamento de deliberações dos órgãos de controle, à identificação de riscos e pontos críticos, à normatização dos indicadores de gestão e à priorização de procedimentos sensíveis em termos de relevância, materialidade e tempestividade;

[…]

1.7.1.5.crie mecanismos de compartilhamento de conhecimento para minimizar riscos de perda de conhecimento com a saída de servidores-chaves de suas unidades organizacionais.¹

Tal situação não ocorre apenas no Ministério dos Transportes. Diversos outros órgãos e entidades sofrem com a perda da memória institucional com a saída de seus servidores. A medida, assim, pode ser observada por todos da Administração Pública em prol do aperfeiçoamento da gestão.

¹ TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. Processo nº 034.728/2016-3. Acórdão nº 965/2018 – Segunda Câmara. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 19 mar. 2018. Seção 1, p. 98-99.

Por J. U. Jacoby Fernandes


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra