BSPF - 23/08/2019
Conteúdo está reunido no portal único federal
Brasília - O governo federal apresentou hoje (22), de forma
oficial, o portal único federal, o GOV.BR, que deverá abrigar todos os sites de
órgãos públicos federais até o final do ano que vem. Entre as novidades da nova
plataforma está a oferta de 315 serviços públicos completamente digitalizados,
como pedidos de aposentadoria, salário-maternidade, carteira digital de
trânsito, entre outros. Batizada de Dia D da Transformação Digital, a
cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, contou com a participação do
presidente da República, Jair Bolsonaro, do vice, Hamilton Mourão, além de
ministros a parlamentares.
"O Brasil é o quarto país em conexão à internet, são
mais de 140 milhões de pessoas utilizando a internet. Estão sendo passados para
um único portal cerca de 1,6 mil portais governamentais, estão sendo todos
colocados no portal GOV.BR", destacou o ministro da Secretaria de Governo,
Luiz Eduardo Ramos.
"É uma plataforma que vai reunir produtos e informações
de serviços do governo, tudo num único clique, e, de forma fácil, transparente,
intuitiva, a população vai ter acesso direto aos serviços", afirmou o
ministro da Secretaria Geral da Presidência, Jorge Oliveira.
A unificação de canais também vai englobar os aplicativos
móveis, segundo o governo. Em junho deste ano foi criada a conta única gov.br,
na loja Google Play, que já conta com 41 aplicativos migrados, entre eles o
Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp Cidadão) e o Exame
Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre os serviços digitalizados destacam-se os
do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como o simulador de
aposentadoria e até a requisição do benefício. De acordo com o presidente da
autarquia, Renato Vieira, 90 dos 96 serviços disponibilizados ao cidadão pelo
órgão já foram digitalizados.
"Todos os serviços que não exigem a presença física
foram transformados em digitais. Em outras palavras, o cidadão tem mais
conforto e comodidade, ele não precisa ir à agência do INSS, embora ela ainda
esteja lá. A prova de que o cidadão abraçou e entendeu o INSS Digital é que
agora, em agosto, 80% de todos os requerimentos feitos ao INSS já foram de
forma digital, pelo telefone, internet e aplicativo de celular. Apenas 20% dos
segurados que fizeram algum pedido ao INSS no mês de agosto optaram por ir a
uma agência", disse Vieira.
A expectativa do governo é que, após a migração de todos os
sites do governo federal para o portal único, cerca de mil serviços públicos
federais estejam disponíveis na internet.
Fonte: Agência Brasil