sábado, 21 de setembro de 2019

Servidores do Ministério da Economia deverão solicitar serviços de gestão de pessoas pelo Sigepe


BSPF     -     21/09/2019




Portaria estabelece 22 serviços que devem ser solicitados pelo módulo requerimento a partir de 1º de outubro

A Portaria nº 1.761 – publicada no último dia 16 de setembro no Boletim de Serviço e Pessoal do Ministério da Economia (ME) – torna obrigatória a utilização do Módulo Requerimento do Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe) pelos servidores ativos, aposentados e pensionistas, do ME. De acordo com o normativo, a partir de 1º de outubro, data de entrada em vigor da portaria, 22 requerimentos só poderão ser feitos pelos servidores do órgão por meio do Sigepe.
Sobre o Sigepe

 O Sistema de Gestão de Pessoas (Sigep) foi desenvolvido em conjunto pelo extinto Ministério do Planejamento, Serpro e Datraprev e está funcionando desde 2013.  O sistema atende aos órgãos participantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC) e foi criado para cobrir todo o ciclo da área de gestão de pessoas: criação de cargos e empregos; seleção de pessoas; ingresso do servidor; gestão funcional (férias, movimentação, progressão funcional etc.); gestão de benefícios (gratificações, adicionais etc.); aposentadoria e folha de pagamento.

Segundo Samuel Café, coordenador de Modernização e Uniformização das Rotinas de Pessoal da DGP, a intenção da medida foi aproveitar as usualidades do Sigepe para uniformizar e otimizar a solicitação de serviços internos de gestão de pessoas. Segundo ele “os servidores acessam o sistema com frequência para consultar o contracheque, pedir férias e alterar seu cadastro, mas alguns desconhecem outros serviços por ele oferecido, como é o caso do módulo de Requerimentos Gerais”.

A medida vai trazer benefício tanto para a Administração Pública, já que agora haverá uma entrada única para esses serviços, o que melhora e otimiza o fluxo de trabalho dos colaboradores que realizam as atividades de atendimento de serviços de pessoal, quanto para os servidores, já que agora, pelo Módulo Requerimentos Gerais, você pode solicitar sem sair de casa ou do seu local de trabalho diversos serviços: mudança de conta bancária, alteração do cadastro de dependentes, auxílio alimentação, auxílio transporte, licença gestante, licença paternidade, dentre outros requerimentos.

Em caso de dificuldades para acessar o sistema ou esclarecimento de dúvidas sobre como solicitar os serviços, o servidor deve entrar em contato com a Central de Atendimento de Pessoal (Cape) que possui terminais de autoatendimento e servidores treinados para orientar sobre os procedimentos. A Cape funciona no Setor de Autarquias Sul, quadra 6, bloco “O” – térreo. Horário de atendimento de 8 às 17h.

Fonte: Ministério da Economia - Portal do Servidor


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra