sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

INSTALADO COMITÊ GESTOR DO GESPÚBLICA E DEFINIDAS DIRETRIZES PARA 2010

Sítio do Servidor Público

Brasília - 17/12/2009


O secretário de Gestão, Marcelo Viana, em ato no salão nobre do Bloco K do Ministério do Planejamento, instalou hoje o novo Comitê Gestor do Programa Nacional da Gestão e Desburocratização (GesPública). O comitê é formado por 38 titulares e 21 suplentes, representantes de órgãos, entidades, instituições e personalidades vinculadas à temática da gestão. Na primeira reunião com os novos integrantes do comitê foram debatidas e anunciadas as diretrizes do programa para o ano de 2010.

Ao abrir o encontro, Viana afirmou que a instalação do Comitê representa concretizar a aspiração do decreto que instituiu o GesPública, que é “o programa apresentar-se como uma grande rede em favor da implantação da agenda de gestão que o governo tem para o país em todos os níveis”.

Na ocasião, ficou formalmente acertada a adoção de dois documentos como orientadores das ações a serem desenvolvidas: a Carta de Brasília da Gestão Pública, do Ministério do Planejamento e o Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad), e a Agenda Nacional da Gestão Pública, elaborada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Também ficou definido envio aos integrantes do comitê do calendário das próximas reuniões a serem realizadas a partir de março do próximo ano.

Os principais pontos a serem trabalhados no próximo ano pelo GesPública são os seguintes:

• Alinhar o Plano Plurianual (PPA) com o decreto do GesPública, trocando o nome da ação prevista no PPA pelo nome do Programa;

• Concluir o trabalho de discussão do anteprojeto da lei orgânica para envio à Casa Civil e encaminhamento ao Congresso Nacional;

• Criar o ambiente virtual GesPública para modelagens e simulação de redes de gestão e disseminação de carta de serviços ao cidadão, indicadores e pesquisa de satisfação de usuários;

• Ampliar o Prêmio Nacional da Gestão Pública;

• Apoiar o desenvolvimento da Gestão da Cadeia de Petróleo e Gás;

• Elaborar proposta de anteprojeto de lei de Defesa do Usuário do Serviço Público;

• Fomentar ações de capacitação gerencial na administração pública;

• Implantar a Semana GesPública no calendário anual das ações do programa, atuando também como elemento mobilizador;

• Avançar na articulação federativa em especial quanto a apoios à gestão municipal;

• Buscar a mobilização política em torno do tema gestão pública;

• Definir pontos da agenda de gestão de pessoas à luz das recomendações da do relatório da OCDE para fins de debate e proposição de medidas concretas;

• Definir pontos em relação à agenda da regulação passíveis de implantação;

• Elaborar pesquisa de satisfação nacional do usuário dos serviços públicos federais;

• Fomentar a expansão do ensino e da pesquisa em gestão pública;

• Implementar o Decreto Cidadão nas repartições federais.

Participam do Comitê Gestor do GesPública integrantes da Casa Civil, da Subchefia de Assuntos Federativos, ligada à Secretaria de Relações Institucionais e da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Também membros dos Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, além do próprio Ministério do Planejamento, e representantes do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

O comitê também é integrado por organizações parceiras como o Movimento Brasil Competitivo (MBC), Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Fórum dos Programas Estaduais de Qualidade,Produtividade e Competitividade (QPC), AMANA KEY, e Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).

Além dessas instituições, também fazem parte do comitê as empresas públicas Caixa Econômica Federal, Petrobras e Eletronorte, o Fórum das Subsecretarias de Planejamento, Orçamento e Administração (SPOAS); as agências reguladoras Anvisa e Anac, o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), o Fórum Nacional das Secretarias de Administração das Capitais (Fonac) e Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

Ainda os ex secretários de Gestão do Ministério do Planejamento: Ângela Santana, Ceres Alves Prates, Evelyn Levy, Humberto Martins, Luis Hiroshi Sakamoto e Valter Correa. Também os profissionais, especialistas e técnicos: Jorge Gerdau Johannpeter, vice-presidente do Comitê e representante do MBC, Aldino Graef, gestor governamental, Fuad Gattaz Sobrinho, pesquisador, José Renato de Campos Araújo, professor, Paulo Daniel Barreto Lima, professor, Paulo Modesto, jurista, Lélio Fellows, pesquisador e Sergio D”Andréa, jurista.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra